Trazer recifenses e turistas ainda mais para dentro de um dos maiores templos das artes cênicas do Brasil. Esse é o objetivo do projeto Teatrando!, que inaugura, em 2018, um calendário cultural e educativo cheio de novidades no secular Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio.

O lançamento do Teatrando! aconteceu nesta terça (13), apresentando uma extensa série de atividades que se darão a longo do ano, voltadas para todas as idades, gêneros e classes sociais. Ações de cunho educacional, jogos e saraus estão previstos no projeto.

O Teatrando! – idealizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife – terá sua programação executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG e será viabilizado pela Lei Rouanet.

“Proscenium – Jogo de Teatro” será uma das atividades do Teatrando! (Foto: Wesley D’Almeida/PCR)

O projeto terá cinco meses de vigência. Ou seja, se encerrará em agosto, fazendo parte da agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel. A ideia é democratizar e ampliar o acesso de diferentes perfis de público ao teatro.

Além do Tetrando!, as visitas ao Santa Isabel, todo os domingos, para o público em geral, sem agendamento, continuam, em três horários: 14h, 15h e 16h, para grupos de, no máximo, 25 pessoas.

7 museus para visitar de graça no Recife Antigo e Centro

Confira o que vai rolar com o Teatrando!

SARAUS – Apresentações curtas, que possibilitam encontros entre o público e artistas de diversas linguagens, como circo, pequenos concertos, espetáculos de dança e coreografia, corais e recitais, entre outros. As sessões acontecerão de 15 em 15 dias, às terças-feiras, às 20h, e ocuparão espaços diversos do Teatro, não apenas o palco principal.

PROSCENIUM! TEATRO JOGO – Uma experiência imersiva e sensorial, semelhante aos jogos de RPG. A ideia é que a gameficação do teatro provoque uma percepção nova da arte e do equipamento. A visita consiste num espetáculo-jogo-passeio pelas dependências do Teatro de Santa Isabel, enfatizando, para revelar a importância do teatro, bem como detalhes da arquitetura e história. A atividade acontecerá todas as terças do mês de março, às 15h.

OFICINAS – Oficinas de teatro e dança com instrutores locais e nacionais. Ações formativas em teatro, dança e mediação cultural, que visam a despertar e/ou aprofundar conhecimentos, aproximando o público e o bem cultural.

DIÁLOGOS – Encontros com convidados especiais com o objetivo de provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade, proporcionando debates sobre arte e cultura, ética e política, direitos humanos, entre outros temas. O primeiro será no dia 27, às 19h.

Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/n – Santo Antônio
Informações e inscrições: (081) 3355-3323 ou (081) 33553324