Autonomia e arte se unem numa atividade especial que está com inscrições abertas até o próximo dia 10: o Experiri Lab de Artistas, curso gratuito de teatro para pessoas com deficiência visual, que tem início neste mês de janeiro, no Sesc Santo Amaro, Centro do Recife.

Idealizado pela arte educadora e audiodescritora Andreza Nóbrega, da VouVer Acessibilidade, o curso é aberto para o público em geral, mas a prioridade é para cegos e pessoas com baixa visão.

O curso tem um total de cinco módulos, mas as inscrições são para o primeiro, “Experimentações cênicas”, que acontece 15 a 19 de janeiro e conta com 20 vagas. As inscrições para os outros módulos serão realizadas no início de fevereiro.

Ao longo do curso, os alunos farão estudos sobre figurino e maquiagem, iluminação e apreciação e crítica teatral. As aulas serão ministradas por Andreza Nóbrega, Agrinez Melo e Dado Sodi.

Para se inscrever

Os interessados devem preencher o formulário online, que está disponível no site da Vouver, e também escrever uma carta de intenção (um dos campos do formulário) que será o principal critério de avaliação na seleção dos 20 alunos do laboratório.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 11 de janeiro, no site da VouVer, e os inscritos serão notificados por e-mail. Para mais informações, basta enviar email para: vouverencontro@gmail.com

SOBRE O CURSO – O Experiri surgiu de uma pesquisa feita por Andreza Nóbrega, com orientação do Dr. Jefferson Fernandes, e busca a interação das pessoas com deficiência visual com a linguagem teatral.

A proposta é aproximar essas pessoas das técnicas teatrais e, também, estimular a frequência do público não vidente nos espetáculos teatrais disponibilizando audiodescrição nas produções.

O projeto tem incentivo do Funcultura 2015/2016 e apoio do Sesc, onde será realizado o primeiro módulo do curso