Espaço de encontro da cultura afro no Recife, a Terça Negra ganha uma edição especial esta semana. Será lembrado o Dia da África, com uma programação especial nesta terça (22), começando mais cedo, às 16h, no Pátio de São Pedro, Santo Antônio.

Além das atrações que subirão ao palco – Balé Afro Majê Molê, Afoxé Omulú Pá Kèrú Awô e Coco dos Pretos – o evento contará com Feira Afro de Empreendedores e com o Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Capoeira.

“Quisemos firmar a Terça Negra como um espaço de formação político-social do povo preto, como um espelho e uma referência, principalmente nesta semana em que comemoramos o Dia da África”, diz Acássio Jamaica, coodenador do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife.

Coletivo Pátio Criativo é trincheira de resistência e produção

Coco dos Pretos (Foto: Reprodução/Facebook)

A Feira Afro de Empreendedores terá 10 bancas montadas a partir das 16h, que funcionarão até o fim do evento. Serão vendidos artigos voltados à cultura negra – bancos, brincos, colares, blusas e tecidos africanos.

Já o Fórum – que acontece mensalmente – será realizado no Pátio de São Pedro, discutindo políticas públicas que envolvam os grupos de capoeira da cidade, e terá a apresentação deles.

DIA DA ÁFRICA – Evoca a reunião de 32 chefes de estado africanos, em Addis Abeba, Etiópia, no dia 25 de maio de 1963, para defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU), referendou a importância da data instituindo o Dia da África.

Semana da África

A Terça Negra especial faz parte de uma série de eventos alusivos ao Dia da África, cuja programação começou nesta segunda (21) e se estende até a sexta (25).

A Semana tem a realização da Unicap, Secretaria de Cultura do Recife, Secretaria de Direitos Humanos do Recife (Gerência de Igualdade Rracial), Secretaria de Saúde do Recife (Gerência de Saúde da População Negra), Associação Senegalesa de Pernambuco, Conselho Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial, Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco e Defensoria Pública da União.

Terça (22/5) – 14h às 17h
Roda de diálogo “O papel das organizações na garantia dos direitos dos afrodescendentes”
Coordenação de Girlana Diniz (gerente de Igualdade Racial da PCR)
Participação de representantes da Unicap, DPU, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Escritório de Assistência a Cidadania Africana de Pernambuco (EACAPE). Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).

Quarta (23) – 8h às 16h
Mutirão de serviços
Participarão Fundação Altino Ventura, DPU, Centro de Referência em Direitos Humanos – Margarida Alves, Sebrae, Expresso Recife, Agência do Trabalho Recife e Secretaria Municipal de Saúde.
Local: Hall do bloco G da Unicap

Quinta-feira (24) – 14h às 16h
Aula pública: “África relação ancestral”
com o doutor em Educação e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Moisés Santana
Local: Praça do Carmo (Centro do Recife), das 14h às 16h.

Sexta-feira (25) – 9h às 18h30
Culminância: feira africana
Roda de capoeira com o grupo Chapéu de Couro, desfile de moda africana e Maracatu Porto Rico.
Local: Hall do bloco G da Unicap

Terça Negra Especial “Dia da África”
com Balé Afro Majê Molê, Afoxé Omulú, Pá Kèrú Awô, Coco dos Pretos, Feira Afro de Empreendedores e Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Capoeira
? Terça (22), a partir das 16h
? Pátio de São Pedro – Santo Antônio
? Aberto ao público