Neste domingo (1º), o Olha! Recife, abordará a influência de três ordens religiosas no Recife: Franciscanos, Jesuítas e Oratorianos. Já na quarta-feira (4), o roteiro homenageará o artista plástico Abelardo da Hora (1924-2014).

No primeiro roteiro, um pouco da história das ordens religiosas que se instalaram no Recife, influenciando a cidade e seus habitantes, na arquitetura, nos hábitos civis, religiosos, no sistema educacional, no desenvolvimento urbano, entre outros. O Olha! Recife visitará a Igreja da Madre de Deus e o Paço Alfândega, no Bairro do Recife.

O Parque 13 de Maio abriga algumas das obras de Aberlado da Hora (Foto: Divulgação/PCR)

O escultor, desenhista, gravador e ceramista Abelardo da Hora é o homenageado do Olha! Recife na próxima quarta (4). Conhecido nacionalmente, suas obras retratam o cotidiano da população menos favorecida, elementos da cultura popular – frevos, maracatus e bumba meu boi – e as belezas do corpo feminino.

O passeio levará o público a conhecer algumas das esculturas do artista espalhadas pela cidade, em locais como a Basílica do Carmo, a Praça Vidal de Negreiros, a Praça Joaquim Nabuco e o Parque 13 de Maio, no centro da cidade.

Os dois passeios a pé tem 70 vagas cada. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.olharecife.com.br. É importante que os participantes doem 1 Kg de alimento não perecível. A cada três meses, a Secretaria de Turismo, que realiza o OIha! Recife, escolhe uma instituição sem fins lucrativos para realizar as doações.

SERVIÇO
Olha! Recife

Sábado (1º) – Ordens religiosas no Recife
Saída às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

Domingo (4) – Abelardo da Hora
Saída às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

*Para os dois passeios, os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições sem fins lucrativos da cidade.