Neste sábado (4), uma aula a céu aberto vai contar um pouco da história do Recife. Em três horas de passeio, as ruas e monumentos da cidade irão revelar o que há por trás da construção da capital pernambucana. É o Rolé Brasil, que começa às 10h, no Bairro do Recife.

O projeto é realizado Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, e surgiu como desdobramento do Rolé Carioca, que agora se expande para outras cidades do país. Recife, claro, não poderia ficar de fora do roteiro.

O passeio começará no Centro de Artesanato de Pernambuco e fará um percurso até o Teatro de Santa Isabel. Professores especialistas no assunto irão fazer uma aula passeio, tendo o centro antigo, primeiro bairro do Recife, como cenário para contar a sua história, em um clima descontraído.

Rua do Bom Jesus também está no roteiro (Foto: Wikipedia Commons)

Fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas do Recife vão surgir ao longo do rolé. A identidade do Recife, bem marcada nas suas ruas e na sua arquitetura, é o ponto principal a ser esmiuçado.

O passeio, assim como todos os outros do Rolé, foi elaborado pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio. O projeto tem como objetivo difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação.

Começando no Centro de Artesanato de Pernambuco, o Rolé passará pelo Cais do Sertão, Praça do Arsenal, Marco Zero, Rua do Bom Jesus (embaixada dos bonecos), Paço do Frevo, Teatro Apolo Hermilo, Capela Dourada, Praça da República e termina no Teatro de Santa Isabel.