Passou a virada de ano, passou o Carnaval, o verão já tá chegando ao fim, e a hora de voltar a fazer exercícios também. Uma opção gratuita é um grupo de corrida que se concentra todas as quintas-feiras no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife.

O Loucos por Corrida existe há três anos com a proposta de agregar amizades e correr pelas ruas centrais da cidade. “Às vezes, a gente se encontra na Praça do Derby e corre até o Parque da Jaqueira. Mas geralmente, o nosso ponto fixo fica no 13 de Maio”, conta uma das organizadoras, Gislaine Marques.

“O grupo começou com quatro amigos que se juntavam para correr e foi crescendo à medida que outras pessoas foram se juntando. Hoje, temos cerca de 70 pessoas frequentes nos treinos”, explica.

Grupos ocupam Centro do Recife com rolés noturnos de patins

Os treinos ocorrem sempre às quintas, a partir das 19h. Quem quiser se juntar ao grupo é só chegar nesse horário e procurar a tenda que é armada todas as semanas. “A gente pede que procure um dos nossos organizadores e converse um pouco. Nessa conversa, a gente apresenta as regras, que são apenas regras de convivência, e já pode correr”, afirma Gislaine.

Mas a organização alerta: se não tem o costume de correr, é bom fazer uma avaliação médica antes. “Nós não somos nenhum profissional especializado. O objetivo é juntar amigos e fazer uma rede de apoio para a gente correr junto”, explica Gislaine.

Futebol feminino, ocupação do espaço público e resistência na Aurora