Waze, a plataforma que une usuários nas ruas e fora delas, lançou o Waze Carpool no Brasil nesta terça-feira (21). A novidade conta com parceria do Porto Digital no Recife: até outubro, quem for ou voltar de carona para a área do parque tecnológico, no Bairro do Recife, não pagará nada. Por sua vez, quem dá carona recebe o valor integral.

“Essa iniciativa do Waze é fantástica e ajuda muito a repensarmos a mobilidade, além de ser um benefício enorme para quem trabalha no Centro do Recife, onde há limite de vagas disponíveis. Soluções como essa e outras já experimentadas pelo Porto Digital – como bicicletas e carros elétricos compartilhados – só têm a agregar para a melhoria do ambiente urbano”, comenta o gerente de Empreendedorismo do Porto Digital, André Araújo.

Já disponível em Israel e em seis estados norte-americanos — Califórnia, Texas, Washington, Massachusetts, Illinois, e Nevada —, o serviço de caronas aproveita ao máximo trajetos que já aconteceriam de qualquer maneira – como ida ao trabalho e volta para casa -,  ajudando motoristas e passageiros a economizar tempo e dinheiro e também diminuir o impacto no meio-ambiente enquanto diminuem o trânsito.

Algumas das funcionalidades do Waze Carpool incluem:

  • Escolha seu parceiro: Quem dá e quem recebe carona pode escolher seus parceiros com base no perfil, avaliação por estrelas, número de amigos em comum, e filtros customizáveis como gênero, local de trabalho, e proximidade do caminho.
  • Rotas otimizadas: Usando as atualizações em tempo real de tráfego do Waze, os usuários chegam mais rápido aos seus destinos.
  • Caminhos mais baratos: Com todos os pagamentos concentrados com segurança no app, quem pega carona paga por uma viagem econômica enquanto os motoristas recebem uma ajuda de custo para a gasolina (até R$15 por viagem).
  • Agende viagens com até 5 dias de antecedência: Isso ajuda a organizar mais facilmente as idas e vindas do trabalho.

O sistema funciona com dois aplicativos: o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona), ambos disponíveis tanto no iOS quanto no Android.