“A felicidade é a queda, o abismo”. A frase do escritor Wellington de Melo indica a tônica (ou uma das tônicas) do seu novo romance, Felicidade (Patuá Editora, 132 p., R$ 40), que ele lança e autografa nesta quarta (29), a partir das 19h, no Texas Café Bar, no bairro da Boa Vista.

No livro, o personagem central é Ademir, que integra o Movimento Cidade Plana, um grupo de 40 ativistas contra a verticalização, que prometem, dentro de um período de 24h, saltar das torres mais altas da cidade, com transmissões ao vivo, pela internet.

Muitos podem associar esse enredo ao momento em que Recife vive, da especulação imobiliária desenfreada, da gentrificação da cidade. Impressão que Wellington desfaz. “Há esse pano de fundo, da existência de um movimento coletivo que tem uma causa maior, mas, na verdade, eles não estão ali por uma causa coletiva. Cada um deles têm razões bem particulares para estar ali”.

Wellington de Melo é o autor de ‘Felicidade’ (Foto: Ciete Silvério)

O fato de a palavra “felicidade” aparecer apenas uma vez no livro é sintomático. “Há essas contradições, das histórias de cada um dos personagens, em que eles estão, na verdade, em busca de dessa felicidade”, comenta Wellington.

“E o abismo que essas torres representam na hora do suicídio, na verdade, é o abismo de cada um deles. Felicidade é um livro sobre a queda: a queda da cidade, do sentimento, do coletivo. É a queda dos personagens em suas misérias”.

Entre questões como realidade x ficção, ética, psicopatias, questões raciais e de gênero, drama particulares e cada personagem com o pretexto de alcançar essa felicidade em seu potencial de queda e arrebentação, o livro não economiza em trazer à baila como cada ser humano, com suas patologias, frustrações e violências internas encaram e buscam essa felicidade, mesmo que seja através da farsa de um suposto movimento coletivo.

Na verdade, essa queda, essa busca pela felicidade, é o desmantelo total e o esquecimento do que cada um dos personagens viveu durante toda a vida. “Olhe uma última vez para cima”, diz um deles.

Lançamento e noite de autógrafos de Felicidade, de Wellington de Melo
Quarta (29), a partir das 19h
Texas Café Bar | Rua Rosário da Boa Vista, 634 – Boa Vista
Acesso gratuito