A 1ª edição do Cine de Rua em Setúbal será no dia 25 de setembro com participação de Kátia Mesel, primeira mulher cineasta de Pernambuco e responsável pela realização de mais de 300 documentários. Em 1973, Kátia foi a primeira mulher cineasta a participar de um festival de cinema brasileiro, a II Jornada de Cinema da Bahia. O filme dela para exibição no bairro ainda está sendo definido. O telão será armado na R. Luiz Inácio Pessoa de Melo, esquina com Sá e Souza.

O evento é uma promoção do Coletivo Setúbal, com organização dos moradores Marcelo Guimarães e Daniel Uchôa. Pelos cálculos da dupla, a edição custará em torno de R$ 3 mil. Os food trucks do bairro, que estarão presentes, vão financiar uma parte e os organizadores estão avaliando correr atrás de patrocínios e apoios e também propor um ingresso simbólico para os espectadores que quiserem contribuir.

A ideia é que o Cine de Rua tenha edições mensais e que atraia gente de outros bairros também, mas tudo vai depender da aceitação pelo público. O evento vai dar preferência a produções locais, com temas urbanos e sociais e vai tentar sempre levar também os diretores para bater um papo sobre o tema de seus filmes e o processo criativo.

Veja também: Guia semanal de eventos de Setúbal

Sugestões e colaborações? poraqui@jc.com.br