Com colaboração da professora Núbia Guerra e da Fundaj 

Você sabe como surgiu o nosso bairro? Sabe o porquê de Setúbal ser tão misturado com Boa Viagem? O PorAqui listou 4 curiosidades para todo mundo conhecer melhor esse cantinho que tanto amamos.   

1. O nascimento do nome

Muita gente já deve ter ouvido falar da cidade de Setúbal, no interior de Portugal, e deve ter se perguntado qual a relação dela com o nosso bairro. Pois bem: tanto a cidade quanto o nosso bairro são originários do sobrenome português Setúbal. 

Aqui no Recife quem deu o nome às terras mais ao sul da cidade foi Manuel Fernandes Setúbal, proprietário de grande parte do trecho que hoje compreende nosso bairro. Isso aconteceu lá no início do século XVII, ainda na Capitania de Pernambuco. 

2. Já existiu uma estrada de ferro passando por aqui

(A estação de Boa Viagem, sem data. foto: acervo Sindicato dos Metroviarios de Pernambuco)

Dá para acreditar que já existiu uma estrada de ferro cortando o bairro? A famosa estrada de ferro Recife-São Francisco foi construída em 1858 e tinha uma estação ali no fim da Rua Barão de Souza Leão. 

Ainda hoje é possível ver uma parte da linha na Imbiribeira, inclusive sendo utilizada vez ou outra para transporte de carga. 

3. O Barão de Souza Leão existiu

É de se esperar que o nome da rua tenha saído de alguém importante da localidade, mas você sabe quem foi o Barão de Souza Leão? Ele se chamava Inácio Joaquim de Souza Leão. Nasceu em 25 de novembro de 1826, no Cabo de Santo Agostinho, e foi presidente da Província de Pernambuco quatro vezes.

4. Onde é o Parque Dona Lindu, existia uma vila militar

(Praia de Boa Viagem na década de 1920. foto: Tok de História)

Na década de 60, havia uma vila de militares chamada Coreia, bem ali onde hoje está o Parque Dona Lindu. "Conta-se que atrás da vila, no sentido do atual Canal da Visconde de Jequitinhonha, havia um enorme pomar de cajueiros e outras frutas comuns da Mata Atlântica nordestina" conta a professora Núbia Guerra, que ajudou o PorAqui em toda esta pesquisa histórica.

E você, tem lembranças do bairro? Relatos antigos, fotos, histórias legais que escutava da sua avó ou mesmo que viveu aqui em Setúbal? Conta pra gente no setubal@poraqui.news e vamos resgatar nossa história!


 O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news