Se você é de Setúbal, Zona Sul do Recife, com certeza já ouviu estes 5 sons abaixo. Se não ouviu, sinto lhe informar, mas você precisa melhorar suas habilidades de setubense de raiz, hein? ?

5 coisas que só quem é de Setúbal entende

1. “Economiza comprando, compre economizando”

Esse é um clássico absoluto do bairro (e quem sabe até da cidade). O carro do ovo com ovos direto do granjeiro já foi notícia PorAqui, quando contamos a história de Erick Nascimento, o dono dos mais de 7 carros que percorrem a cidade vendendo a bandeja de ovos por R$ 10.

2. Musiquinha daquele político

Bom, não vamos entrar em detalhes sobre qual político é conhecido pela musiquinha incessante nas ruas do bairro (e da cidade). Mas o fato é que entra ano eleitoral, sai ano eleitoral, a musiquinha é renovada e todo mundo sabe cantar de cor e salteado a versão da seguinte música gospel:

3. Barulho de avião

Há quem não se incomode, há quem sequer escute, mas existe uma parte de Setúbal que fica bem próximo ao Aeroporto e é invadida todos os dias por “barulhinhos” de pouso e decolagem de aviões. A parte boa é que pra viajar dá pra sair bem pertinho do horário, né?

4. “Venha, minha amiga, venha. Esse é o carro do cloro passando pela sua casa”

Se tem um jingle que vive pelo bairro e que é tão escutado quanto o jingle do ovo é esse do carro do cloro. Pense em uma propaganda bem feita que bate ponto todos os dias pelas ruas do bairro.

5. Apito do doce japonês

Esse é um clássico das antigas que chega enche o coração de nostalgia quando a gente escuta: o apito do doce japonês. Vez ou outra ainda é possível ouvir aquele som tão característico e universal pelo bairro. Quem é mais velho lembra da sensação gostosa de ouvir o apito e correr pra mãe pedir umas moedas pra comer aquele docinho que sempre era feito por um tio que nunca foi japonês. ?

6. (BÔNUS) “10 bolas de sorvete é um real”

Esse bônus é um clássico brasileiro. Quem não se lembra da época que um real comprava muita coisa e fazia a alegria de várias crianças? Quando o sorveteiro passava, a criançada corria em direção a kombi com sua vasilha em mãos, claro. Pra matar um pouco a saudade (mas sem o jingle) existe a versão gourmet do sorvete de kombi em Setúbal, o food truck Casa do Sorvete, que já apareceu PorAqui.