A Banca Setúbal, na Rua Sá e Souza, existe há 37 anos e já contou muita história para os moradores do bairro. Por meio dela, chegaram às ruas notícias como a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética e o impeachment de Collor.

O proprietário, Seu Vamberto, é parte orgânica da comunidade e diz que acompanhou ao vivo, do balcão de sua banca de revistas, as reações de três gerações de clientes diante das mais variadas notícias. 

“Eu lembro de uma senhora. Ela comemorou aqui nesta calçada quando veio de manhã e viu que tinha caído o Muro de Berlim. Parece que tinha parente por lá”, relembra.

Em tom bem humorado, Seu Vamberto fala também dos desafios da manutenção do negócio da notícia em papel na era digital. “Matéria pro PorAqui? Mas assim vocês vão falir minha banca!”, brinca.

O proprietário conta de clientes que viu nascer, crescer, ter filhos e morrer. E diz que ainda acredita no futuro de seu negócio. “Hoje eu vendo ‘bom dia’, vendo contato humano e vendo conversas sobre as notícias. Não tem tecnologia que possa oferecer isso”.

Seu Vamberto selecionou algumas fotos antigas e compartilhamos no PorAqui para você relembrar como era, no século XX, a banca mais famosa do bairro.


O PorAqui é a sua fonte de informação e publicação. Aqui você encontra estações de conteúdo hiperlocalizado e colaborativo. 

O jornal de bairro evoluiu! Baixe agora o app gratuito e cadastre-se:                    
Android:  bit.ly/poraqui-android
iOS: bit.ly/poraqui-ios

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news

Em breve, estaremos em mais bairros.