Com colaboração de Paula Rúbia

Na manhã desta segunda-feira (6), um boato que começou nas redes sociais dos grupos setubenses tomou conta de todo o Recife. Por volta das 9h, começou a se espalhar a informação de que a agência do Banco do Brasil localizada na Rua Barão de Souza Leão estava sofrendo um assalto.

Nas redes, moradores espalharam o boato de que tinham ouvido tiros e barulho de helicópteros sobrevoando a área. Fotos do trânsito e da confusão começaram a ser compartilhadas pela rede. A propagação do boato gerou um número grande de denúncias à polícia, que ligou para a agência em questão para confirmar o ocorrido. 

Nos grupos do WhatsApp, moradores ligados ao policiamento comunitário do bairro começaram a desmentir a informação e a tranquilizar a população. A moradora e advogada Paula Rúbia compartilhou a seguinte mensagem recebida no grupo de policiamento do bairro, de uma dar administradoras que checou com a agência do banco e com um dos quadrantes do 19º batalhão, responsável pela segurança na Zona Sul:

Vocês vejam o poder do boato. Aproveitamos o ensejo para lembrar que falsa comunicação de crime é crime!

Depois a população reclama que a polícia não chega quando é chamada, em meio a trotes e boatos de pessoas que não têm o que fazer e outras que rapidamente repassam a informação sem confirmar a veracidade. Como saber quando é verdade?

Aproveitamos para dizer também que acompanhamos o histórico do grupo e pessoas que tiverem reincidência em postar informações aqui sem verificar a veracidade, serão retiradas do grupo, por não ser nosso objetivo  fazer parte da disseminação de pânico em nosso bairro e informações falsas a polícia.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news