Está confirmada a I Feira Agroecológica de Setúbal. Será no dia 15 de maio, um domingo, das 8h às 14h, atrás da Escola Americana do Recife, na Av. Mal. Juarez Távora, às margens do Canal Jordão. O evento é uma oportunidade de estimular a compra de produtos mais saudáveis e que respeitam o meio ambiente, além de uma opção de menor custo, já que as vendas são realizadas sem atravessadores, o que barateia a compra.

A realização é do Coletivo Setúbal, da Associação Agroflorestal Terra & Vida, da Agroflor , do Acampamento Chico Mendes, da Amarftsa e do Mocotó. O apoio é da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Vegaria e do Portal Flores no Ar.

Na feira, serão comercializadas hortaliças, frutas orgânicas e diversos produtos naturais, como pães, bolos, mel e sucos. Na programação, também haverá aula de yoga, com Heliane Garcia, do Garuda Yoga; demonstração culinária, com Cristina Petroni; e a roda de diálogo “Alimentos limpos – a agroecologia em sua vida”, com os agricultores Genival Barbosa e João Rodrigues.

Para as crianças será oferecida oficina de Bombas de Sementes, uma pequena bola feita de argila e terra, recheada com sementes variadas. É uma tática simples e divertida para aumentar as zonas verdes nas nossas cidades ou terrenos baldios.

“A Agroecologia se preocupa não só com os alimentos saudáveis para o consumidor, mas com um sistema de produção mais saudável, respeitando a natureza e garantindo saúde a todos os envolvidos no processo”, declara Amaedu Petroni, da Associação Agroflorestal Terra & Vida, em nota divulgada junto à imprensa.

De acordo com o Coletivo Setúbal, a ocasião funcionará como um evento-teste. Outros dois eventos serão marcados para ajudar a criar a cultura da feira orgânica no bairro e estimular os moradores. Os organizadores pedem que os moradores e visitantes levem suas sacolas reutilizáveis e carrinhos de feira, para evitar usar sacos plásticos.

O vídeo que está nesta matéria, chamado Comida que Alimenta, é uma realização do Centro Sabiá, vinculado ao projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, patrocinado pela Petrobras. O projeto busca fortalecer as experiências de agricultura agroflorestal de base agroecológica na Zona da Mata Sul de Pernambuco, além de ter um forte componente de agregação de valor à produção da agricultura familiar desse território, com a instalação de unidades de beneficiamento de frutas e de mel, para atender principalmente as compras institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o mercado turístico do território, além de buscar fortalecer a estratégia de comercialização direta produtor/consumidor via feiras agroecológicas.

Serviço

I Feira Agroecológica de Setúbal

Domingo, 15 de maio, das 8h às 14h

>> 8h – Início da feira

>> 8h30 – Aula de Yoga

>> 9h30 – Atividade Infantil: Bombas de Sementes

>> 10h – Demonstração Culinária, com Cristina Petroni

>> 11h – Roda de Diálogo ‘Alimentos Limpos – a agroecologia em sua vida’, com os agricultores Genival Barbosa e João Rodrigues