Neste domingo (25), acontece o 1º Cine de Rua em Setúbal, na R. Luiz Inácio Pessoa de Melo, a partir das 16h, com acesso gratuito. Na programação, haverá exibição de filmes infantis e adultos, incluindo duas produções da cineasta pernambucana Katia Mesel (com bate-papo), além de videoarte, apresentação de pirofagia (fogo), comidinhas e cervejas artesanais. As crianças da Comunidade Rio Azul também foram convidadas e marcarão presença para curtir o cinema na rua.

(foto: divulgação)

Kátia Mesel foi primeira mulher cineasta de Pernambuco e é responsável pela realização de mais de 300 documentários. Entre os filmes que ela levará, está o curta-metragem O Mago das Artes, produzido juntamente com Avir Shamaim, sobre o multiartista pernambucano Lula Côrtes, falecido em 2011. O documentário, lançado em 2014, mostra um Lula muito além do rock'n'roll.

(foto: making of/divulgação)

O Cine de Rua é uma promoção do Coletivo Setúbal, com organização dos moradores Marcelo Guimarães e Daniel Uchôa. Os ingressos colaborativos, a R$ 10, estão sendo vendidos no food truck Malabar Pastel, estacionado na rua onde acontecerá o evento, a Luiz Inácio, na esquina com a Sá e Souza, e também com Marcelo, através do telefone (81) 9.9698.0959 e do Facebook /julio.marcelo.guimaraes.

Pelos cálculos da dupla, a edição custará em torno de R$ 3 mil. Os food trucks do bairro, que estarão presentes, vão financiar uma parte desse valor. Como não há patrocinadores, a venda dos ingressos colaborativos dará uma ajuda nos custos. O tickets também serão vendidos no dia do evento, para quem quiser e puder contribuir. 

Confira a programação completa:

Início do evento – 16h

Com food trucks, festival de cervejas e música

Cinema infantil – 18h

CRUTSANA E OS DEFENSORES DA NATUREZA – 12'

(foto: divulgação)

Crutsana é a Princesa do Reino do Coral Azul. Filha de Crutsmor, a jovem é a guardiã dos valores do reino. Ela é da espécie dos caranguejos-eremita, conhecidos em toda natureza por utilizarem conchas para se proteger. Crutsana é delicada, atenciosa e muito inteligente. Seu melhor amigo é Crustácius. Em busca de preservar o reino e toda a natureza, Crutsana e Crustacius vão viver muitas aventuras e fazer vários amigos no mar e fora dele.

XIKINHO VIDEOCLIPE: CUIDAR NA NATUREZA É O NOSSO DEVER – 2'30''

(foto: divulgação)

Um amigo aventureiro junto a Paty fazem imitações e dançam mostrando a importância de preservar a natureza.

LA LUNA – 4'

(foto: divulgação)

La Luna é um curta animado de 2012 feito pela Pixar que conta a história de um menino que, pela primeira vez, é levado para trabalhar junto com o pai e o avô. Só então ele descobre o peculiar ramo em que sua família trabalha: dessa vez, não tem lágrimas, não tem lição de vida profunda (mas toda história tem alguma lição para nos contar), é apenas um curta para mostrar como ser inocente é bom às vezes.

PARCIALMENTE NUBLADO – 6'

(foto: divulgação)

É uma curta-metragem animado da Pixar, conta a história de uma nuvem que "cria" filhotes para as cegonhas levarem, só que essa nuvem é diferente das outras, pois os filhotes que ela "cria" são uma ameaça para seu companheiro cegonha. Então a cegonha aparentemente desiste de levar os filhotes da nuvem, fazendo com ela fique triste, mas no fim ela volta com proteção.

Cia Garrett Circus – 19h

Com apresentação pirofágica

Na sequência, videoarte do artista setubalense Bruno Vieira

Cinema adulto – 19h45

Apresentação de Kátia Mesel e exibição de filmes em seguida

30 SEGUNDOS CONTRA O CRACK – 1'

Campanha da Secretaria de Defesa Urbana, para a televisão e outras mídias, baseado na musica A Pedra Bubônica, de Lula Côrtes.

FILMES DE KÁTIA MESEL:

O MAGO DAS ARTES – 23'

Mostra a importância da arte de Lula Côrtes na cultura pernambucana e nacional, sua liberdade de formas e de criação nas matérias mais diversas. Expõe, de maneira íntima e cheia de emoção, suas habilidades de escritor, cantor, compositor, pintor, homem do palco que, desde a década de 70, vem empolgando gerações. O clima de intimidade e descompromisso formal do filme deixa fluir momentos inesperados, remexendo a memória, numa transfusão de tempo, restaurando sensações, situações. Em busca do tempo vivido! A trilha é uma viagem nas músicas de Lula a partir da década de 1970.

A GIRA – 6'

(foto: divulgação)

Produção realizada com o II Prêmio de Expressões Culturais Afro-Brasileiras/2012, apresenta variadas manifestações da cultura afro-brasileira, particularmente em Pernambuco, proporcionando um maior entendimento da importância do resgate, da proteção e da valorização do imenso patrimônio imaterial da cultura afrobrasileira. São registros fundamentais para a memória das atividades dos terreiros, rituais, maracatus, cavalos marinhos, principalmente dos mestres mais idosos, alguns até que já partiram.

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br ou (81) 3413.6543