No dia 8 (quinta), às 18h, o Colégio Grande Passo vai promover o Bazar Bota-fora Consumismo, para a comunidade da Borborema. Os alunos estão separando em casa e levando para o colégio itens em bom estado e que não utilizam mais: roupas, sapatos, brinquedos, acessórios. Tudo será vendido a preços baixos e o dinheiro arrecadado, usado para comprar doações para os abrigos Lar de Maria e Casa de Repouso Cristo Redentor.

A ideia surgiu do grupo de estudos dos professores e professoras da área de Humanas para levar à sala de aula uma reflexão sobre o consumismo. "E aí nasceu o projeto para trabalhar o assunto no colégio, com leituras, debates, conscientização e o Bota-fora", conta a coordenadora Patrícia Cardoso.

A proposta, que envolve estudantes e docentes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, vai além da venda de itens a preços baixos e da ajuda a instituições de caridade. São os alunos, com orientação dos professores, que têm precificado os produtos, num processo de reflexão e empatia, colocando-se no lugar de quem irá comprar.

No dia 8, é a turma do 2º ano do Ensino Médio que vai estar organizando e liderando o evento. A Borborema fica ao lado do colégio. A vista de algumas salas é a própria comunidade. Muitos funcionários do colégio moram lá.

Dê play no vídeo que abre esta matéria e saiba mais.

Leia também:

Escola Fernando Mota lança projeto de financiamento colaborativo para horta coletiva

Sugestões e colaborações? poraqui@jc.com.br