Pela quarta vez, os moradores do bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife, estão se juntando para fazer mais um serviço coletivo em prol da mobilidade do bairro. A razão é a mesma de sempre: as faixas de pedestre do bairro que possuem pouca ou nenhuma manutenção.

A ação coletiva dessa vez será na Rua Sá e Souza, na próxima quinta-feira (9), às 21h. O Coletivo Setúbal, grupo de moradores que atua em diversos projetos para o bairro, é quem está encabeçando a ação e convocando os moradores para participar.

LEIA TAMBÉM:

Zona Sul acelerada esconde uma praça repleta de sossego entre Pina e Boa Viagem

Como era surfar em Boa Viagem nos anos 80

Na quarta-feira (8), estará à disposição de quem quiser ajudar a caixinha de doações do Coletivo Setúbal, no foodtruck Malabar Burger, das 18h às 22h, localizado na Rua Sá e Souza, próximo ao local que será repintada a faixa de pedestres. As contribuições são para custear os materiais da ação. Quem quiser doar materiais como tinta, pincéis e cones, também pode chegar!

A saga por uma faixa de pedestres

Foto: divulgação/Coletivo Setúbal

Faixa

Em dezembro de 2015, um grupo de moradores do bairro se organizou para pintar pela primeira vez a faixa de pedestre da Rua Sá e Souza. A ação aconteceu após ser solicitada por diversas vezes a pintura da faixa à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O órgão chegou a realizar a pintura de 17 faixas ao longo da Rua Sá e Souza, uma das principais do bairro, no entanto alegou que no local exato que os moradores pediam não podia ser realizada a pintura da faixa por questões técnicas.

A CTTU informa que não aconselha a pintura da faixa por moradores, porque é preciso seguir os padrões determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o órgão, é possível realizar a travessia em segurança nos cruzamentos das proximidades.