Colaboração de Nathália Silva*

O bairro (assim como toda a cidade) está precisando de várias melhorias, concorda? Esperar pelo poder público, neste momento, está longe de ser a melhor saída. Então a turma resolveu começar o ano colocando a mão na massa. O Coletivo Setúbal, formado por moradores, em sua última reunião com a Comissão de Infraestrutura e Mobilidade, decidiu pontos importantes sobre as políticas públicas do bairro. 

Entre as pautas, estão a iluminação deficitária, o problema das calçadas esburacadas e a limpeza dos canais que cortam o bairro. O encontro aconteceu na semana passada.

CALÇADAS

(foto: Ladjane Melo)

Para o problema das calçadas quebradas, como você já viu por aqui, o coletivo promete maior atenção. A primeira fase será identificar a quais canais de denúncia a população pode recorrer. A segunda fase consistirá em elaborar campanhas educativas para conscientizar a população.

LIMPEZA 

(foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Quanto à questão da limpeza urbana, o coletivo pretende solicitar à Prefeitura do Recife o cronograma de limpeza dos canais para fiscalizar  a execução do serviço. Além disso, o grupo tem a ideia de exigir junto ao órgão a instalação de coletores seletivos pelo bairro. 

Também há o projeto de instalar puxa-sacos e lixeiros nos postes, lembrando do "probleminha" dos donos de cachorros, que já mostramos aqui.

ILUMINAÇÃO

(foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Já sobre o problema de iluminação, o coletivo tem a intenção de instalar de refletores e sensores de presença, fruto de um cruzamento das ações da Comissão de Infraestrutura e Mobilidade com a Comissão de Segurança, através do programa Setúbal Seguro, que retomou as atividades na semana passada.

Além disso, algumas questões relativas ao trânsito no bairro também foram debatidas. A falta de sinalização e fiscalização foram as principais pautas. O coletivo pretende solicitar à prefeitura a pintura de vias, manutenção da sinalização e fiscalização das infrações de trânsito.

Posteriormente, o coletivo quer entrar em contato com o Legislativo Municipal e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano para ver o que pode ser feito. 

Avante!

*Nathália é servidora pública e moradora do bairro desde que nasceu, há quase 32 anos.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news