Com o objetivo de reduzir perdas e vazamentos, começam já já, às 20h, as obras de setorização para modernizar e aumentar o controle operacional do sistema de distribuição de água em Setúbal. Até o dia 30 deste mês, a Compesa fará intervenções no chamado Distrito 52.

Os trabalhos começarão pela Rua Cosmorama, onde serão assentados 650 metros de tubulações (150 milímetros de diâmetro). Como essa via é bastante movimentada e é um acesso importante entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, a Compesa irá executar o serviço à noite, das 20h às 6h. A rua será parcialmente interditada (uma faixa) somente durante esse período.

A Compesa se compromete ainda a recolher, todos os dias, as sinalizações, liberando o trânsito. Por conta dos ruídos à noite, a companhia determinou que o trabalho de corte do asfalto, feito com serra motorizada, será feito durante o dia, de tal forma a não interferir no trânsito.

Próximas ruas

As próximas intervenções programadas para o Distrito 52 são a construção de uma caixa em concreto armado, na Rua Vinte de Janeiro; a implantação de 865 metros de rede de distribuição de água, na Rua Camboim; e ainda a instalação de um macromedidor no cruzamento da Rua Baltazar Passos com a Av. Marechal Juarez Távora.

As intervenções em Setúbal integram o Lote 1 das Obras de Setorização da Cidade do Recife, que começaram no final de maio e buscam isolar os bairros da cidade em setores de abastecimento distintos. A setorização é realizada por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão na rede de distribuição de água, possibilitando a redução das perdas no sistema e da frequência de vazamentos.

Só no Lote 1 estão sendo investidos R$ 4,7 milhões, recursos do FGTS/Caixa Econômica. A intenção é beneficiar mais de 112 mil pessoas nos bairros do Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Ilha do Leite, Coelhos, e Setúbal (Boa Viagem).