Por conta do feriado da Proclamação da República, celebrado neste terça-feira (15), diversos órgãos determinaram ponto facultativo nesta segunda (14). Confira o que abre e o que fecha no feriadão.

COMÉRCIO

Com a chegada do fim do ano, o comércio no Centro do Recife funcionará todos os dias (incluindo domingos e feriados), de 15 de novembro a 31 de dezembro. Em Setúbal, alguns estabelecimentos funcionarão em horário normal e outros estarão com um horário reduzido. Confira alguns exemplos:

RM Express

Horário reduzido: das 7h às 21h

Minuto Pão de Açúcar

Horário reduzido: das 8h às 20h

Extrabom

Horário normal: das 7h às 21h30

Pan Jovem

Horário normal: das 6h às 20h

Além do Pão

Horário reduzido: 7h às 20h

Pan Danielli

Horário normal: das 6h às 20h30

Engenho Casa Forte

Horário reduzido: das 8h30 às 20h

Padaria Santa Rosa

Horário normal: das 6h às 20h

REPARTIÇÕES PÚBLICAS: não haverá expediente nos dois dias;

EXPRESSO CIDADÃO: todas as unidades do Expresso Cidadão estarão fechadas na segunda e terça-feira;

DETRAN-PE: tanto a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na Iputinga, Zona Oeste do Recife, quanto as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do interior, a Unidade de Táxi (Duat) e as lojas dos shoppings  só voltarão a funcionar na quarta-feira (16);

ESCOLAS: Todas as escolas, creches e creches-escolas das redes municipal e estadual estarão fechadas.

SHOPPINGS:

Boa Vista- Todas as operações funcionam normalmente, das 11h às 19h;

Recife- Todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h;

RioMar- Todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h;

Plaza- Lojas e alimentação, das 12h às 21h

Guararapes- As lojas funcionam normalmente, das 9h às 22h; Hiper Bompreço das 8h Às 22h. Praça de Alimentação das 9h às 22h, Game Station das 9h às 22h.

Tacaruna- As lojas funcionam normalmente, das 12h às 21h; Hiper Bompreço das 09h às 21h. Lojas Americanas das 10h às 21h, Cinemas das 13h às 22h, Praças de Alimentação das 12h às 21h.

Paulista North Way- Todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h;

Costa Dourada- Todas as operações funcionam normalmente, das 11h às 19h; Arcovita das 8h às 22h.

MUSEU DA CIDADE: o Museu da Cidade do Recife, no bairro de São José, abre suas portas das 9h às 17h. O MCR também estará aberto no sábado (12) e no domingo (13); e só ficará fechado na segunda-feira (14), como de costume, já que o funcionamento normal é de terça a domingo.

BANCOS: o expediente é normal na segunda-feira. Na terça, todos os bancos estarão fechados. Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc) vencidos no dia 15 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 16. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

PREFEITURA: A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas não funcionará nos dias 14 e 15 da próxima semana por conta do feriado. Os serviços e o atendimento público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife também não estarão funcionando. A partir da quarta-feira (16), todos os setores voltam ao funcionamento normal.

ATENDIMENTO À MULHER: estarão fechados no dia 14 e 15 as unidades físicas do Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector. Ainda assim, o Liga, Mulher, serviço de orientação por telefone, funcionará em esquema de plantão das 7h às 19h através do número 0800 2810107.

SAÚDE:

Upinhas  – As unidades Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – Estarão funcionando 24 horas para pequenas urgências das áreas cadastradas.

As Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (16).

Hospitais da mulher – O atendimento do Hospital da Mulher (HMR) no curado será normal para realização de partos regulados, aqueles encaminhados pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenão à Mulher Vítima de Violência Sony Santos funciona normalmente.

Maternidades – Unidades de serviço de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente – Funcionam normalmente

Nas unidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) – Haverá atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência

Vacinação antirrábica – A Policlínica Barros Lima funciona 24h, enquanto a Policlínica Lessa de Andrade das 8h às 12h

Centros de Vigilância – O centro de vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife fará plantão para atendimento de animais soltos na rua e pode ser acionado das 8h às 17h pelos números (81) 3355-7704 e (81) 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Ciecs) funcionará 24h para identificar portadores de doença que podem indicar surtos. O contato é (81) 99488-6375 e 0800 201 2120.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente pelo número 192.

MEIO AMBIENTE: O Jardim botânico, no curado, e o Econúcleo Jaqueira, são opções para quem quiser curtir o feriado mais próximo da natureza. Na segunda-feira (14), ambos estarão fechados, mas na terça-feira (15) haverá visitação das 9h às 15h30 no Jardim Botânico. Já no Econúcleo haverá programação especial das 9h às 17h.

TURISMO E LAZER:

Ciclofaixas – Funcionará das 7h às 16h no feriado, com 36,5km de faixas provisórias.

Lazer na Rua – Funcionará na avenida Boa Viagem das 8h às 20h.

Academias da cidade – Não funcionarão nem na segunda nem na terça.

SEGURANÇA: O Compaz abre no fim de semana mas não funciona nem na segunda nem na terça. As bibliotecas populares de Afogados e Casa Amarela estarão fechadas do dia 12 ao dia 15

AGÊNCIAS DE EMPREGO: Todos os postos estarão fechados.

CULTURA:

Sítio Trindade – funciona das 5h às 19h nos dias 14 e 15

Museu da cidade do Recife – funciona na terça das 9h às 17h com duas exposições

Museus Arte Moderna Aluísio Magalhães e Murillo La Greca – Não funcionam.

MERCADOS E FEIRAS:

Mercado de Água Fria e de Nova Descoberta – funcionamento em horário especial das 6h às 13h

Camelódromo – Não funciona

Feiras Livres – funcionam normalmente

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Todos os serviços estarão sem funcionamento nos dias 14 e 15 de novembro, exceto as casas de acolhida e abordagem social noturna.

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Segunda (14) na praia: igual à superlua desse dia só em 2052

Andaluzia e João Cabral de Melo Neto encontram-se em espetáculo de flamenco

Laça Prime é o único de Setúbal no UOL Burger Fest. E vem cardápio novo por aí