O Pacs, Programa de Agente Comunitário de Saúde, é previsto em lei nacional desde 1991, mas poucos brasileiros conhecem o projeto. Ele consiste em um agente comunitário de saúde especializado e por dentro das especificidades de cada localidade, que faz o auxílio médico dentro da casa dos moradores.

Esse agente de saúde atua em um perímetro delimitado e promove ações como vacinação e exames simples, além de indicar locais especializados caso o morador precise de acompanhamento específico. O programa atende Setúbal na parte oeste do bairro, a 2 km da Unidade Básica de Saúde, USF Borborema, na Rua Cosmorama.

As ruas contempladas pelo projeto são:

Avenida Marechal Juarez Távora
Rua Fernando César de Andrade
Rua Capitão Barroso Pereira
Rua Pedro Álvares Cabral
Rua Cosmorama
Rua Padre Leandro Camelo
Rua José Armando Machado
Rua Almirante Saldanha da Gama
Rua Visconde de Cabo Frio
Rua Senador José Ermirio de Morais
Rua Waldemar Nery Carneiro Monteiro

Confira o mapa da abrangência do projeto em Setúbal:

Telma Marisa, coordenadora do projeto aqui em Setúbal explica: "Delimitamos a área e falamos com todos os moradores dela. Mesmo que tenha pessoas com plano de saúde, a gente gosta sempre de ressaltar a importância de conhecer o projeto e saber que ele existe e atende todos os moradores".  

Fátima Silva, uma das agentes comunitárias de saúde dessa localidade, é moradora da Rua Baronesa dos Palmares, uma das ruas contempladas nos limites do projeto no bairro e fala sobre a importância de haver uma relação próximas com os moradores. 

"Muita gente nunca vai ao médico. Eu como vizinha e moradora daqui da comunidade já sei como é a rotina. É importante principalmente na prevenção, na conversa com os moradores".

Para participar do projeto basta morar em uma das ruas listadas acima. O cadastro está sendo feito de casa em casa pelas agentes, mas pode também ser solicitado na Unidade Sede da USF Borborema, na Rua Cosmorama, S/N, (81) 3355-0119.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)