Todo dia 29 é dia de nhoque. A superstição, de origem italiana, diz que comer o prato na data dá dinheiro. O PorAqui, então, resolveu compartilhar com vocês uma receita à bolonhesa super fácil. A quantidade serve bem duas pessoas. Quem ensina o passo a passo é a Ammarone Pastas Artesanais.

A pequena fábrica fica na Rua Professor Augusto Lins e Silva nº 159, em Setúbal. Funciona no mesmo imóvel da antiga Pasta Vera, quem lembra?

Anote os ingredientes:

Massa

1 kg de batata

300 g de trigo

1 ovo

100 g de margarina ou manteiga

Sal a gosto

Molho à bolonhesa

200 g de carne moída temperada a gosto

200 g de molho de tomate

Modo de preparo:

  1. Cozinhe as batatas em água e sal até ficarem macias;
  2. Amasse ou rale as batatas já cozidas;
  3. Acrescente a margarina ou manteiga, o ovo, o trigo e o sal;
  4. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada;
  5. Faça rolinhos e corte em pedaços de mais ou menos 2 cm;
  6. Leve ao fogo numa panela com água e sal. Quando a água ferver, coloque os nhoques aos poucos até que eles subam;
  7. Deixe-os escorrer bem. Coloque em um refratário e sirva com molho de sua preferência.

História – A PUC de São Paulo conta a origem da lenda: A história surgiu quando São Pantaleão, vestido de mendigo, perambulava por um vilarejo, lá na Itália. No dia 29 de dezembro, durante suas andanças, sentiu fome e bateu à porta de uma casa pedindo comida. O casal de velhos que o recebeu o convidou para jantar à mesa com eles e sua família. Como eram pobres, não tinham muito que oferecer. 

O jantar era nhoque, que eles dividiram entre todos. Deu sete nhoques para cada. São Pantaleão comeu, agradeceu a generosidade e foi embora. Qual não foi a surpresa do casal quando, tirando os pratos, acharam moedas de ouro. Desde então, acredita-se que comer nhoque no dia 29 do mês traz fortuna.

Tornou-se um tipo de simpatia ou superstição para aqueles que precisam de dinheiro ou sorte. Coloca-se uma moeda ou um dinheiro de qualquer tipo debaixo do prato de nhoque. Come-se em pé mastigando devagarzinho sete nhoques fazendo um pedido diferente para cada um. Para o pedido se concretizar o dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29.

Sugestões e colaborações? poraqui@jc.com.br

Dia dos Namorados: Ammarone ensina a fazer um delicioso ravióli de coração

O carro do Sertão deu certo e vai virar Budega Matuta em Setúbal

O recanto escondido de Dona Biga