PorAqui com Social1

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no País. Sua apreciação pelos brasileiros tem passado por mudanças – há um movimento de paladares saltando das "brejas" populares e industrializadas para receitas com novos sabores e aromas, produzidas artesanalmente em pequenas fábricas ou até mesmo em casa.

Veja também: Um pequeno guia de onde tomar café da manhã nos fins de semana

Em Pernambuco, a Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva-PE) já soma oito cervejarias: Babylon, Capunga, DeBron, Duvália, Ekäut, Estrada, Patt Lou e Pernambucana. Essas são regulamentadas, têm registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A maioria delas tem funcionado abaixo da capacidade, devido à demanda ainda tímida: no Brasil, apenas 1% de todo o consumo de cerveja corresponde às artesanais – dessas, as pernambucanas formam só 0,14%. O maior desafio das cervejarias artesanais na conquista de um espaço maior e de novos paladares está justamente em mudar a cultura (e a economia) cervejeira.

Só em Pernambuco, são mais de cem cervejeiros caseiros, que produzem a bebida de forma mais artesanal, para consumo próprio e pequenas vendas. 

Nesta sexta-feira (5), foi comemorado o Dia Internacional da Cerveja. O Social1 listou onde encontrar marcas pernambucanas no Recife. O PorAqui entrou na parceria para listar alguns locais de Setúbal. 

Um brinde ao bairro!   

Mafuá do Januário

O boteco oferece na sua carta as cervejas Babylon, Capunga e Ekäut

Funciona de terça a sexta, das 18h à meia-noite; sábados, das 16h à meia-noite; e domingos, das 12h às 16h

Rua Capitão Zuzinha, 184

Fone: (81) 3462-5652

Marc et Louis

Nas prateleiras de cervejas de origens e estilos diversos, há as pernambucanas Babylon, Capunga, Ekäut e PattLou.

Funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h

Rua Capitão Zuzinha, 136

Fone: (81) 3034-9533

Malabar Patel

O food truck fica estacionado na Rua Luiz Inácio Pessoa de Melo, na esquina com a Sá e Souza, e oferece a cerveja 7peles, produzida artesanalmente em Candeias

Funciona de quarta a domingo, das 18h às 22h

Fone: (81) 9.9422.8861

Vegaria Empório Gourmet

A loja é o primeiro empório 100% vegano do Nordeste. Trabalha apenas com Capunga (três rótulos), que vende long neck. Por uma questão ambiental, é a opção da Vegaria, pois não precisa de descartável para ser consumida.

Funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 14h

Rua Barão de Souza Leão, 221, loja 01

Fone: (81) 3128-3344

Lembre-se: Sábado (6): Feira Agroecológica de Setúbal com várias atividades e sorteio

É dono ou conhece algum outro estabelecimento em Setúbal que comercialize cervejas pernambucanas? Compartilha com a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Em Setúbal, lugar de cerveja também é na bike