Vivenciar a rua, conhecer os vizinhos, deixar o celular e o tablet de lado para brincar com liberdade aprendendo a dividir. Esse é o espírito do Brincando Como Antigamente, projeto criado no início do ano pelo Coletivo Setúbal, formado por moradores do bairro.

Neste mês de férias, o grupo promove três edições temáticas aos domingos, começando amanhã (17), com o tema circo. Nos domingos 24 e 31, a temática será, respectivamente, mobilidade e reciclagem. A entrada é gratuita e a programação começa sempre às 15h. O evento acontece no cruzamento das ruas Sá e Souza e Luiz Inácio Pessoa de Melo.

Neste fim de semana, tem mais Festival de Teatro para Crianças no Luiz Mendonça

Além das atividades temáticas, as crianças têm à disposição brincadeiras de antigamente, como corda, peão, elástico, futebol de botão, amarelinha. Amanhã (17) quem comanda a diversão é a Cia Garrett Circus, do Jordão, de Wally Garrett, artista de rua que atua com dois auxiliares, com mágica, malabarismo e recreação.

No domingo 24, é a vez do Bike Anjo, grupo de ciclistas voluntários que ajuda pessoas que querem (re)começar a pedalar. O Bike Anjo começou em São Paulo e hoje está espalhado por mais de 35 cidades.

O último domingo, 31, contará com Illana Ventura promovendo oficina de reciclados transformando materiais em música.

“O mundo está se tornando muito competitivo e individualista, queríamos aproximar a comunidade”, conta uma das organizadoras, Patrícia Mayol. O Brincando Como Antigamente é também uma oportunidade de comercialização dos food trucks do bairro, que pagam uma taxa para ajudar a custear o evento. A estrutura contará com banheiros e bombeiros.

LEIA TAMBÉM

Um domingo para brincar na rua como antigamente

CTTU vai requalificar todas as faixas de pedestres na Rua Sá e Souza