A maioria dos moradores de Setúbal e Boa Viagem já viu que desde sábado (11) há uma fila enorme de carretas na orla. De acordo com o Sindicato dos Transportadores Autônomos e Micro Empresa de Veículos Congêneres (Sintraveic-PE), são cerca de 50 veículos do tipo cegonha que estão estacionados desde as proximidades do Hospital da Aeronáutica até a altura do Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife.

Os motoristas chegaram lá depois de passarem aproximadamente 15 dias estacionados em ruas do Centro da Cidade em protesto para que a Fiat, responsável pelo Polo Automotivo de Goiana, os contrate para a distribuição de seus produtos.

Uma liminar determinou que os caminhões fossem retirados das ruas sob multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento da decisão. No entanto, o Sintraveic-PE entende que a decisão só valia para as vias da região central da cidade.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), por sua vez, afirma que não vai multar os proprietários dos veículos, porque já existe a multa aplicada pela Justiça, que é maior do que o valor aplicado à infração de estacionamento irregular, e diz que não há como fazer a retirada dos caminhões do local. Já o sindicato bate o pé e diz que só vai desocupar a via quando houver uma audiência com o governador Paulo Câmara.