Com colaboração de Fábio Albuquerque*

A Emlurb prometeu e cumpriu: a limpeza do Canal do Jordão no trecho que vai da Rua Barão de Souza Leão até o Shopping Recife foi concluída. O serviço realizado foi parte da Operação Inverno da prefeitura, que prevê a limpeza de possíveis focos do mosquito aedes aegypt  e a prevenção de alagamentos.

No entanto, na parte mais ao sul do canal, no trecho que vai da Rua Barão de Souza Leão até Piedade, o cenário ainda é de desordem. As margens do canal continuam tomadas por mato e lixo. O PorAqui, em visita ao trecho no fim do ano passado, já havia denunciado o problema. Relembre clicando aqui.

(foto: Suzana Souza/PorAqui)

Mariano Oliveira, morador da Favela do Amor, às margens do canal na Av. Marechal Juarez Távora, reclama: "A última limpeza tem bem mais de um ano. Aqui a gente convive com lixo e medo de dengue sempre."

O Coletivo Setúbal já declarou que uma das pautas de urgência é a limpeza dos canais de Setúbal e pretende solicitar junto à prefeitura o cronograma de limpeza para melhor fiscalizá-lo, como você viu aqui.  

Poder público – O PorAqui entrou em contato com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para saber a data da próxima limpeza do canal. O órgão informou que mas que a limpeza deste ano ainda não está agendada. Ao menos uma vez no ano o canal é limpo, tendo a última limpeza sido realizada em abril do ano passado, quando foram retiradas do canal 14 toneladas de resíduos.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news