Esta é a situação do Centro de Saúde Professor Djair Brindeiro, na Rua Cosmorama, em Setúbal. O esgoto tomou a calçada e está dificultando o acesso da população. No estacionamento, é possível ver um outro potencial foco do mosquito aedes aegypti, bem próximo à porta de entrada. O centro está com as obras de reforma para adequação paradas desde julho do ano passado.

Através da assessoria de imprensa, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que enviará uma equipe à localidade até o final desta semana. No local, funcionam uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma Unidade Básica Tradicional (UBT).


Obras

O trabalho de reforma para adequação às normas vigentes (acessibilidade, expurgo e esterilização) parou porque o contrato com a empresa encerrou, segundo a Secretaria de Saúde da cidade. A pasta havia garantido, em meados de abril, que as obras seriam retomadas na primeira quinzena de maio, com previsão de entrega em cinco meses.

A ação, no entanto, não foi cumprida. Em nota, a pasta disse que o trabalho será retomado até o fim do mês. O valor da obra é de R$ 187.512,00. A empresa que estava fazendo o serviço usou R$ 29.119,00.

Por conta da paralisação, um geriatra e um endocrinologista infantil passaram a atender os usuários no Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, localizado também em Setúbal. No Miguel Valverde, também estão sendo feitos os exames de prevenção para as mulheres.

Os dois odontologistas que atendiam no Djair Brindeiro estão realizando os atendimentos à população no Centro de Saúde Prof. José Carneiro Leão, localizado no Pina. No local, também não está sendo feita a vacinação contra HPV.

Na USF, os usuários são atendidos por uma equipe de saúde da família – composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Na UBT, há atualmente um clínico e dois ginecologistas fazendo o atendimento. As coletas de sangue também continuam sendo feitas no local.

LEIA TAMBÉM

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta (20)

Obras do centro Djair Brindeiro arrastam-se

Sistema transborda e alaga Rua Dr. Luís Inácio Pessoa de Melo