Com colaboração de Patrícia Mayol

O plano de coleta seletiva da Prefeitura do Recife está passando por mudanças. Alguns moradores de Setúbal têm comentado sobre as alterações e solicitado informações oficiais. "Algumas frequências foram alteradas e as pessoas foram informadas sobre as mudanças. No entanto, identificamos alguns pontos onde ainda há dúvidas com relação ao calendário e, para esses casos, haverá o reforço da comunicação pela empresa contratada", informou a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Segundo a empresa, a reestruturação tem o intuito de melhorar o atendimento à população. 

Em Setúbal, a coleta, no momento, é realizada às quintas-feiras, no período noturno, sendo indicada a colocação dos materiais a partir das 19h. O serviço atende as ruas que estão cadastradas no sistema. Caso algum morador queira aderir à coleta seletiva porta a porta, basta solicitar a inclusão do endereço por meio do telefone 156.

Como o calendário está passando por uma restruturação, a indicação para o morador que queira se informar sobre a coleta seletiva é abrir o chamado através do 156 solicitando a informação e, a partir daí, a equipe responsável entrará em contato e informará a data. A orientação foi repassada pela Emlurb.

Aprenda a separar o lixo

Para separar os materiais recicláveis, é indicado ter, em casa ou na empresa, dois recipientes diferentes: um para o lixo orgânico, que é basicamente resto de alimentos, além de papel higiênico, guardanapo e fraldas descartáveis, e outro para tudo que pode ser reciclado.

A prefeitura orienta que não é preciso separar cada tipo de material reciclável. Isso é feito pelas cooperativas de catadores(as), que sabem exatamente a destinação de cada resíduo. O importante é que você retire o conteúdo das embalagens, eliminando os resíduos que possam se decompor e gerar contaminação.

Que tipos de materiais podem ser reciclados? 

Mais informações oficiais sobre o assunto podem ser obtidas através do www.ecorecife.org.

O que você acha da coleta seletiva em Setúbal? Deixe seu comentário nesta matéria ou envie sua sugestão para poraqui@jc.com.br. Para comentar, é preciso cadastrar-se na plataforma, nas três barrinhas laterais no canto superior esquerdo do celular ou no botão "entrar" se você estiver no computador. Participe! Esta é uma plataforma colaborativa.

LEIA TAMBÉM

Comunidade da Borborema enfrenta acúmulo diário de lixo

Onde descartar móveis, resíduos de obras e outros materiais próximo a Setúbal