Um problema muito recorrente e que sempre está na pauta das reclamações dos setubenses na prefeitura é a má gestão do esgoto da localidade. É comum ver água suja transbordando dos bueiros e seguindo pelas nossas ruas – o cheiro é horrível.

Um dos pontos de maior reclamação é a Rua Luiz Inácio Pessoa de Melo, na altura do supermercado RM Express. Por ser uma localidade comercial, a sujeira costuma prejudicar a população e também o pequeno comércio. O transbordamento de esgoto que segue a céu aberto na linha do meio-fio é um problema quase diário.

A Rua Belmonte, próxima à Rua Barão de Souza Leão, principalmente no trecho em frente ao Colégio Madre de Deus, é outro local em que o problema se repete. Segundo a moradora Etiane Lisboa, o trecho está nesse estado há pelo menos 5 meses: "A situação é muito preocupante, do ponto de vista social, já que, além do colégio, há comércios e residências por perto. Todos saímos perdendo".
(foto: Suzana Souza/PorAqui)

Na Rua Jornalista Alfredo Porto Silveira o problema também é antigo e tem tornado-se mais caótico. João Baptista, morador da localidade, afirma que, além do esgoto, do forte cheiro e da sujeira, há também muitos gatos no local. "Eles estão sendo atraídos pra cá pelos ratos desse esgoto acumulado".

O problema pode ainda ser observado na Comunidade da Borborema, localizada na beira do Canal do Jordão. Edensilson da Silva denunciou o problema em frente a sua casa. Ele também colaborou com o PorAqui, mostrando em fotos a situação absurda em que se encontra a comunidade há pelo menos dois meses.
(foto: João Baptista)

(foto: Edenilson da Silva) 

Poder público – O PorAqui entrou em contato com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), na manhã desta terça-feira (21), para saber quais as soluções e prazos o órgão tem a oferecer ao problema. Estamos aguardando.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news