O grupo de WhatsApp Policiamento de Setúbal – cujos administradores têm elaborado estatísticas sobre a violência local – tem constatado, de acordo com os relatos que circulam no aplicativo de mensagens, que a frequência de roubo de veículos cresce no bairro nos fins de semana (de sexta a domingo). Boa Viagem como um todo é o bairro campeão em assaltos a carro no Recife. A maioria dos crimes é praticada apenas para roubo de pertences das vítimas.

Uma moradora do bairro que preferiu não se identificar conta que, na última sexta, perto das 18h, quando chegava ao salão de beleza, teve o carro e os pertences roubados. "Quando abri a porta e coloquei o pé do lado de fora, o ladrão cruzou a rua, mostrou a arma e me pediu a bolsa e o carro. Levou tudo que era meu, até aliança", relata. O veículo apareceu no outro dia, nas imediações. Mas os pertences não foram recuperados. 

"Tomar o carro nesta área tem características de ser o que chamamos de 'crime de oportunidade', para tomar os bens que estão no veículo ou usá-lo para cometer outros crimes. É diferente do 'crime de encomenda', que costuma destinar o veículo para quadrilhas mais especializadas", explica Lucilo de Andrade Lima Neto, um dos administradores do Policiamento de Setúbal, morador do bairro e pós-graduando em segurança pública.

Ele detalha: "Muitas vezes a vítima está parada, aguardando alguém ou desatenta. O assalto costuma acontecer em ruas estreitas, que não têm câmeras de monitoramento eletrônico e mais escuras. Muitas são vias de escoamento para ruas maiores, como a Jequitinhonha, que funciona como rota de fuga". Muitos veículos são encontrados pouco tempo depois de serem abandonados. "Compartilhando essas informações com o bairro não estamos colocando culpa na vítima, mas é que existe, por parte de quem vai abordar, a chance da oportunidade", esclarece Lucilo.

A Polícia Militar tem feito reforço na área há alguns meses. Em setembro, o 19º Batalhão destinou uma nova viatura fixa para o bairro, na tentativa de coibir as investidas. o bairro contará com duas viaturas ordinárias (fixas), além das duas do programa ostensividade, que atua com a parte da corporação trabalhando nos dias de folga, os chamados Pjes (Programa Jornada Extra de Segurança). As informações são do comandante do 19º BPM, o tenente-coronel William de Araújo.

LEIA TAMBÉM

Boa Viagem é o bairro campeão em assaltos a carro no Recife

Setúbal ganha mais uma viatura da PM

Confira na íntegra a estreia do PorAqui na TV JC, com o Coletivo Setúbal

O diagnóstico da criminalidade em Setúbal: um retrato feito pelos próprios moradores