Aposta de novos empreendimentos, Setúbal também está na mira de farmácias de grandes redes. Uma Pague Menos na movimentada Rua Sá e Souza está ajustando os últimos detalhes para ser inaugurada na primeira quinzena de fevereiro (foto de capa). No fim do ano passado, o bairro também viu nascer a primeira unidade da ExtraFarma (Rua Prof. Augusto Lins e Silva).

As novidades apontam para uma expansão das grandes redes de farmácias para além da Av. Barão de Souza Leão, onde estão concentradas as lojas de maior porte. A porção mais interna do bairro, até então, vinha sendo explorada por redes menores.  

A unidade da Extrafarma segue o padrão da rede que vem se multiplicando no País. No ano passado, a empresa havia anunciado a construção de dez novas lojas no Recife. Todas já foram inauguradas, e o plano é expandir para outros Estados do Nordeste.

A Pague Menos, rede que já marca presença em todo o Brasil, tem a meta de fechar 2017 com mil unidades. No Estado de Pernambuco, já são 93 unidades e mais dez em construção. Para a nova loja de Setúbal, a promessa é que seja o padrão da rede, com o mesmo sistema de fidelidade e descontos.

(foto: Suzana Souza/PorAqui)

Mercado – Até o primeiro semestre de 2016, 72 novas farmácias haviam sido inauguradas no Estado. O ramo apresenta ainda um crescimento acima do esperado, cerca de 3,5%, bem maior do que o crescimento econômico do País no último ano. 

Os números são da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e foram apresentados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Outro fator importante é o investimento de centros de distribuição (para os demais Estados do Nordeste) aqui em Pernambuco. A tendência é o domínio cada vez maior das redes de alcance nacional, o que preocupa as redes estaduais.

A farmácia da rede estadual Homem Trabalhador, por exemplo, fica no mesmo local onde já existiu a tradicional Farmácia Guararapes. Há mais de 20 anos no mesmo ponto (esquina da R. Sá e Souza com a R. Mario Souto Maior), o empreendimento tem a seu favor a simpatia e fidelidade dos vizinhos. 

Ao ser indagada sobre a nova concorrência no bairro, a balconista da franquia Cristiane Santos afirmou: "Nosso diferencial é o atendimento. Conhecemos nossos clientes, o atendimento é personalizado porque somos daqui e trabalhamos aqui há muito tempo". 

A fidelização também mostra-se presente em pequenos detalhes: a casa oferece entrega grátis em todo o bairro de Setúbal e parte de Boa Viagem (até a R. Antônio Falcão), entre as 7h e 23h. 


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news