No meio do bairro tinha uma pedra. E não só uma, mas várias: a Rua Cruzeiro do Forte nunca recebeu pavimentação e é um ponto de descaso no meio do bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife.
Moradora da via há mais de 30 anos, Dulce Rodrigues conta que a situação da Cruzeiro do Forte sempre é horrível no período de chuvas. “Tanto a minha casa quanto a dos meus vizinhos inunda. E é com aquela água de barro, areia mesmo. É sempre um caos”, lamenta.
Obras no bairro
Mutirão de vizinhos que pintaram a faixa de pedestres da Rua Sá e Souza (foto: Daniel Uchôa)
Na última sexta (13), o mutirão tapa-buracos passou pelo bairro de Setúbal em 13 localidades. Foram beneficiadas com intervenções parte das ruas Visconde de Jequitinhonha (no trecho entre as ruas Capitão Zuzinha e Baltazar Passos); Cônego Romeu; Almirante Batista Leão; José Paraíso; Antônio Passos; José Moreira Leal; Isabel Magalhães; Mário Souto Maior; Major Armando de Souza Melo; General Salgado; Sá e Souza (no trecho entre as ruas Cônego Romeu e Izabel Magalhães); Compositor Ataulfo Alves; e Heiji Gemba.
Para além das obras oficiais, os moradores do bairro também fazem seus mutirões e resolvem os problemas de Setúbal com as próprias mãos. Foi o caso da repintura da faixa de pedestres da Rua Sá e Souza. ?
Além disso, ações futuras como a pintura de outras vias e a implantação de lixeiras com sacolinhas plásticas para catar o cocô dos cachorros estão entre os planos dos moradores proativos do bairro. ?