Colaboração de Paula Rúbia Torres

Depois de construir, por conta própria, o primeiro mapeamento da violência no bairro, o grupo Policiamento de Setúbal, que começou os trabalhos através do WhatsApp, avançou nas estratégias esta semana. O grupo agora será dividido em quadrantes, para permitir a participação de mais pessoas e aumentar a abrangência das ações. Além disso, juntamente com a Polícia Militar, serão organizadas formas de premiar, no fim do ano, os policiais mais atuantes no bairro.

"A divisão em quadrantes vai permitir que possamos multiplicar por cinco o número de participantes, de acordo com a divisão planejada. Serão cinco grupos e cada um dirá respeito a uma parte do mapa do bairro", explica Paula Rúbia, advogada, cientista social e uma das organizadoras do Policiamento de Setúbal.

Em setembro, os administradores do grupo entregaram ao 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) um breve diagnóstico da criminalidade contra o patrimônio no bairro. O material é resultado de um levantamento sobre os crimes em Setúbal, feito por um grupo de vizinhos com base em relatos dos moradores.

A intenção foi oferecer o material não apenas para informar à polícia que áreas são mais afetadas pela violência e de que forma ela ocorre, mas também para mostrar aos próprios moradores formas de se proteger através de mudanças simples de comportamento. O trabalho lado a lado com a polícia ajudou o bairro a receber mais uma viatura fixa, no fim do mês passado.

"A premiação dos policiais que se destacarem vai ser através de escolha nossa em parceria com o comando. Eles opinando sobre o mérito interno, das ações, e nós sobre a comunicação com a polícia. Ainda estamos vendo quais serão as recompensas", detalha Paula.

Como participar – Os moradores interessados em participar do grupo podem enviar um e-mail para adm.policiamentosetubal@hotmail.com, com nome, endereço e número do WhatsApp. 

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br ou (81) 3413.6529

LEIA TAMBÉM

Por conta própria, moradores elaboram primeiro mapeamento da violência em Setúbal

Conheça o grupo Policiamento de Setúbal, que ajudou a prender assaltantes nesta semana

Grupo entrega mapeamento da violência no bairro à PM e pede mais uma viatura

Setúbal ganha mais uma viatura da PM

Saiba quando e como registrar um Boletim de Ocorrência pela internet