Em meio a tantas notícias ruins sobre a insegurança e a falta de manutenção no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, uma novidade boa. Atendendo ao pleito de moradores da área e de visitantes, a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está construindo mais uma passarela de ferro entre as duas pistas da Avenida Visconde de Jequitinhonha, na beira-canal por trás do equipamento cultural e de lazer, na altura do Recife Flat.

A estrutura, que inclui rampas de acesso à Pessoas com Deficiência, deve ser instalada ainda nesta semana, segundo a empresa. Ela terá 10 metros de extensão por um metro de largura, semelhante a outras já existentes nas imediações – o que muda é a proximidade à entrada do parque. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 30 mil.

Por enquanto, a passarela não está acompanhada de uma faixa de pedestres. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que, após a finalização da obra, irá estudar a necessidade de implantar uma nova faixa de pedestres na área. Caso a necessidade seja constatada, a companhia disse que irá providenciar a sinalização.

Apesar do reforço do policiamento nos fins de semana – após casos de tumulto provocados por “galeras”, como define a própria Polícia Militar e a Guarda Municipal –, visitantes e comerciantes ainda queixam-se da falta de segurança e de iluminação na parte de trás e na área externa do Parque Dona Lindu, além da falta de acessos mais amplos ao espaço pela beira-canal.

Visitantes e comerciantes relatam que são constantes os assaltos na parte de trás do equipamento, onde vários postes estavam apagados neste último fim de semana, e também na área externa, nas proximidades do canal. Quem se locomove de ônibus está com medo de descer e esperar o coletivo nas paradas da região.

A Emlurb comprometeu-se a iniciar, a partir desta semana, um levantamento na iluminação pública do Parque Dona Lindu e do entorno, com o intuito de obter um diagnóstico da área para dar início à manutenção necessária. Na manhã de ontem, a reportagem constatou que a prefeitura voltou a dar atenção à manutenção dos banheiros do Lindu. Os espaços estavam quebrados, com cabines desativadas, torneiras sem água e sem iluminação.

LEIA TAMBÉM

Jovens causam tumulto no Parque Dona Lindu

Sem manutenção, Parque Dona Lindu pede socorro

Dona Lindu: Galeria Janete Costa continua sem ar-condicionado