O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife (PCR) passará em Setúbal neste mês de novembro, em quatro dias e locais diferentes. O bairro está inserido nas 38 ações municipais com o caminhão de exames. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil. Corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil (2.550 deles em Pernambuco).

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Confira o calendário em Setúbal:

Dia 18: União Espírita Caminho da Luz (Rua Sá e Souza, 1415)

Dia 22: Centro de Saúde Miguel Valverde (Rua Feliciano José de Farias, 195)

Dia 23: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) Tijolos (Av. Barão de Souza Leão – Colégio Maria Tereza)

Dia 28: Unidade de Saúde da Família Djair Brindeiro (Rua Cosmorama s/n)

O exame no caminhão é feito por demanda espontânea. É preciso ter idade entre 50 e 69 anos (conforme recomenda o Ministério da Saúde), ser moradora do Recife e levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. O resultado é entregue na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou na unidade mais próxima do local onde aconteceu a ação.

No mês passado, quando se comemorou o Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama, entre os dias 1º e 17, foram realizadas 1.289 mamografias no caminhão da PCR (balanço parcial)

Confira o calendário completo:

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br ou (81) 3413.6529

LEIA TAMBÉM

PorAqui sem preconceitos para conscientizar sobre o câncer de próstata