Nesta semana de volta às aulas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o PorAqui traz a iniciativa de moradores que têm se articulado para fazer grupos de caronas em Setúbal. 

Apesar de o bairro contar com transporte público até o Centro e Olinda, por exemplo, ainda tem com um atendimento de ônibus que fica abaixo da demanda real – esse problema você já viu por aqui.

A novidade é que a falta de linhas de ônibus tem despertado a iniciativa popular. Mães e estudantes da UFPE, do Colégio de Aplicação e do Colégio Militar têm feito grupos de caronas para essas localidades como uma alternativa às vans de serviço escolar.

Luiz Guilherme Souza, morador da Rua Sideral e estudante da universidade, já organizou com conhecidos do bairro um grupo de carona para que possam ir às aulas com menores transtornos. 

"A gente se conheceu quando divulguei essa ideia no grupo da UFPE no Facebook. Hoje a gente racha a gasolina do mês. Com isso eu também economizo, porque deixei de ir sozinho no carro. Agora tenho um quinto do gasto que tinha antes, conheço mais as pessoas daqui, tenho com quem conversar no caminho e isso ainda é bom pro meio ambiente", afirma o jovem.

Como esse tipo de iniciativa não tem tanta divulgação, os moradores se articulam nos grupos do bairro no Facebook. Cícera Vasconcelo e Ana Maria, por exemplo, são mães que ainda estão à procura de caronas. 

Viver no mesmo bairro é estar no mesmo barco, é muitas vezes seguir o mesmo caminho… Bem que dá para rachar a gasolina, não?   

Se você tem carro e está em busca de gente para rachar custos, compartilha com a gente. O PorAqui pode te ajudar a conseguir.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news