Sem uso há mais de uma década, o terreno que fica na esquina da Rua Cosmorama com a Rua João Cardoso Aires, em Setúbal, tornou-se a menina dos olhos do Coletivo Setúbal. O grupo quer construir um parque verde no local, em frente à unidade II do Colégio Madre de Deus.

Pertencente a uma construtora local, o terreno precisa ser cedido para virar uma grande área de diversão e convivência, preservando a fauna e a flora. O coletivo deu o ponta pé inicial na conversa com a empresa, mas ainda não há nada fechado. A expectativa é que, passado o período junino, o papo seja retomado.

"Não temos esse tipo de oferta no bairro. O Dona Lindu ficou distante do projeto de uma área verde. Através do coletivo, foi detectado que a população gostaria de ter uma opção assim. Esse terreno seria ideal, pois está parado há muitos anos", explica Daniel Uchôa, membro do coletivo, sociólogo e empreendedor local.

"A construtora já sinalizou que não tem projeto para a área no momento. O local é repleto de saguis, timbus e árvores enormes, além de muitos pássaros. A ideia é interferir o mínimo possível no espaço, mantendo o verde", detalha. Como as tratativas ainda estão no início, Daniel preferiu não divulgar o nome da construtora por enquanto.

Experiência

Neste semestre, o terreno foi caso de estudo de alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Guararapes, na disciplina Projeto Arquitetônico e Percepção Espacial.

"Fazemos muito isso de pegar uma área na cidade e trabalhar com os estudante, para, através de um terreno real, criarmos um projeto hipotético. Mas, dessa vez, o projeto não foi tão hipotético assim, já que há a vontade do coletivo e o pleito de ressignificar esse espaço", afirma a professora Luziana Medeiros.

Recentemente o grupo expôs os resultados na Feira Agroecológica de Setúbal. "Para eles foi uma super experiência realizar a exposição e ter esse contato com as pessoas do bairro", comemora a professora responsável pela cadeira.

(Imagens: Raíssa Ebrahim/PorAqui)

Quer sugerir pautas ou ser colaborar(a) de Setúbal? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Geraldo Julio fala sobre o projeto de oficializar Setúbal a bairro

E se Setúbal fosse oficialmente elevado a bairro?

Agora é permanente: sábado é dia de Feira Agroecológica em Setúbal

Setúbal é território independente e atraente da Zona Sul do Recife