Quem mora no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife, sabe da dificuldade de se locomover pela cidade com o transporte público oferecido na área. Isso porque, apesar de algumas opções para o Centro e Olinda, a parte mais central de Setúbal ainda sofre com a falta de linhas de ônibus que passem em locais estratégicos do bairro.

LEIA TAMBÉM:

Parque Santos Dumont oferece 38 modalidades esportivas gratuitas. Veja quais são!

As reclamações dos moradores e trabalhadores da área são constantes, sobretudo por causa do medo de circular a pé pelo bairro e  imediações por conta dos casos de assalto, principalmente no horário noturno.

O que falta no bairro

A moradora Lucyanna Melo, estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mora na Rua Sideral e, para ir às aulas (na Zona Oeste da cidade), tem que se deslocar até a Av. Barão de Souza Leão para pegar o CDU/Caxangá/Boa Viagem. O trajeto a pé até o ponto de ônibus costuma durar cerca de 15 minutos.

Essa é a única possibilidade de transporte para todos os alunos setubenses da UFPE. Quem mora para o lado “ocidental” do bairro, mais próximo ao Parque Dona Lindu, tem que encarar uma caminhada de pelo menos 20 minutos para chegar até a Barão de Souza Leão.

Foto: JC Imagem

Já Leonardo Lins, que mora perto do Dona Lindu, relata que sente dificuldade quando precisa ir até a Zona Norte do Recife: “Tenho que pegar dois ônibus. O primeiro é o Setúbal/Príncipe até a Rua do Príncipe (área central do Recife) e, de lá, o Dois Irmãos/Rui Barbosa, que me leva para a Av. 17 de Agosto (Casa Forte, Zona Norte)”.

A dificuldade também existe para quem desce nos terminais de metrô e quer andar pelo bairro. Apesar de Setúbal ficar pertinho do Terminal Integral (T.I.) Aeroporto, não há opção que saia direto do T.I. para a área mais central do bairro.

Circular Setúbal

Foto: divulgação Coletivo Setúbal

No meio das discussões de mobilidade do bairro promovidas pelo Coletivo Setúbal, uma das  bandeiras é trazer uma linha Circular Setúbal, saindo diretamente do T.I. Aeroporto.  Daniel Uchôa, sociólogo, empreendedor e membro do coletivo, em parceria com outros moradores, está buscando uma solução para a intermodalidade no bairro.

Daniel se encontrou com o vice-prefeito da cidade, Luciano Siqueira, e solicitou a criação da linha Circular Setúbal. O projeto ainda não tem data de conclusão.

Segundo Daniel, Taciana Barbosa, presidente da CTTU, já está ciente da solicitação dos moradores e  prometeu visitar o bairro ainda esta semana para projetar a viabilização da linha. “O trabalho da gente agora é mostrar que existe mobilização, vontade e necessidade dos moradores”, afirma Daniel.

Segundo Grande Recife Consórcio de Transporte, a comunidade pode fazer solicitação de novas linhas através de ofício, que deve ser entregue na sede do consórcio, em atenção ao presidente Ruy Rocha.

Setúbal não consta oficialmente como bairro na listagem da cidade do Recife, mas atualmente 34 linhas circulam pela região, no trecho compreendido entre a Rua Barão de Souza Leão e a Rua Baltazar Passos.

Conheça as 34 linhas que circulam pelo bairro:

032 – Setúbal/Conde da Boa Vista
039 – Setúbal/Príncipe
050 – PE-15/Boa Viagem
080 – Joana Bezerra/Boa Viagem
033 – Aeroporto
042 – Aeroporto (Opcional)
043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby)
2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá
010 – Piedade (Shopping Recife)
062 – Jardim Piedade
061 – Piedade
064 – Piedade (Opcional)
071 – Candeias
072 – Candeias (Opcional)
118 – Prazeres/Boa Viagem
069 – Conjunto Camatarã
070 – Candeias/Shopping RioMar
011 – Piedade/Derby
23 – TI Tancredo Neves/TI Aeroporto
26 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
44 – Massangana (Boa Vista)
120 – Ipsep/Shopping Recife
115 – TI Aeroporto/TI Afogados
151 – Jardim Jordão/TI Aeroporto
152 – Jordão Baixo/TI Aeroporto
153 – Jordão Alto/TI Aeroporto
155 – Jardim Jordão/Boa Viagem
161 – TI Aeroporto/TI Prazeres
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional)
360 – Totó/Boa Viagem
370 – TI TIP/TI Aeroporto
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
910 – Piedade/Rio Doce