Moradores do bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife, convocam os vizinhos para participarem de uma reunião extraordinária sobre a segurança da localidade a ser realizada nesta terça (20), às 19h. A reunião será na Igreja Presbiteriana Nossa Casa, Rua Rio Azul, 166. A razão do encontro é o aumento do número de ocorrências no bairro.

Na ocasião, estarão presentes o comandante de 19 Batalhão da Polícia Militar, Coronel Araújo, e o Subcomandante Major Paulo Matos. Na pauta do encontro, além de ações integradas entre a polícia e a sociedade civil, os moradores também vão apresentar dados colhidos desde 9 de julho de 2016, quando um grupo de setubenses passou a monitorar os casos de violência no bairro.

Ruas de Setúbal alimentam a arte sustentável de Sandra Marques

Setúbal Seguro

Foto: colaboração

Apesar da reunião desta terça não ter sido promovida pelo Setúbal Seguro, o projeto também é fruto da organização de moradores do bairro. Idealizado com o intermédio do Coletivo Setúbal, o projeto Setúbal Seguro nasceu em 2016 para discutir ações de melhorias na segurança do bairro via sociedade civil.

Com base em alguns depoimentos prestados pelos síndicos, foi verificada a necessidade de planejamento a respeito da iluminação do bairro, que já vinha sendo apontada como um problema pelos moradores, e o serviço de poda das árvores. Outra ação, essa já voltada para a segurança no trânsito, foi a pintura de faixas de pedestres pelos próprios moradores.

Projeto Setúbal Seguro articula o primeiro passo

Foto: Colaboração

Os síndicos e moradores que ainda quiserem participar do Setúbal Seguro podem entrar em contato com o Coletivo Setúbal para informações e inserção no projeto.

Para participar, basta que o condomínio siga os quatro pilares do Setúbal Seguro: aparelho para WhatsApp integrado (entre moradores, condomínios e PM), equipamentos de segurança ativos, sinalização com brasão (adquiridos após inserção no projeto) e participação nas reuniões.