Com o objetivo de integrar os moradores, observar as especificidades de cada região e planejar ações futuras de segurança, o projeto Policiamento de Setúbal está promovendo a 1ª Jornada de Segurança Comunitária de Setúbal. O evento consiste em uma série de reuniões entre moradores, síndicos e comerciantes do bairro.

LEIA TAMBÉM:

Tem roupas e sapatos para doação? Abrigo de animais em Setúbal precisa de ajuda

A banca de revistas que resiste ao tempo em Setúbal

A agenda é cheia: começou no dia 5 de setembro e segue até o dia 27 do mesmo mês. As reuniões são dividas por áreas do bairro, delimitadas pelas ruas. O bacana é que além das interações entre os vizinhos, o projeto também pretende promover um curso gratuito para os porteiros dos edifícios do bairro e um Encontro de Boas Práticas Comunitárias.

“O Encontro de Boas Práticas é com outros bairros do Recife, para aprender com eles a partir da experiência de cada um em suas mobilizações por melhorias”, explica Paula Rubia, moradora do bairro de Setúbal e uma das idealizadoras do Policiamento de Setúbal.

Quem quiser entrar em contato diretamente com o projeto, pode enviar uma mensagem no WhatsApp do Policiamento de Setúbal (081) 9359-0288, ou um e-mail para policiamento.setubal@gmail.com. O mesmo serve para os síndicos interessados em inscrever os porteiros no minicurso gratuito de segurança.

Mapeamento coletivo da violência

(Imagem: reprodução relatório Policiamento de Setúbal)

Não é de hoje que ações civis em prol da segurança atuam no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife. Em março de 2018, o Setúbal Seguro divulgou um mapeamento coletivo da violência do bairro, feito com ajuda dos moradores e vizinhos.

No relatório de 8 páginas divulgado pelos coordenadores do projeto Policiamento em Setúbal (você pode conferi-lo na íntegra aqui), há dados sobre assaltos, ocorrências registradas na polícia e ocorrências não registradas. As informações foram coletadas entre setembro de 2016 e março de 2018.

No mapa acima, há a representação dos limites de Setúbal, que são, no sentido Norte-Sul, do trecho a partir da Rua Barão de Souza Leão até o limite do Recife com Jaboatão dos Guararapes; e no sentido Leste-Oeste, da área da Avenida Boa Viagem até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes.

Agenda completa

13 de setembro
📌 Reunião do Quadrante 2 (moradores, síndicos e comerciantes do lado oeste da Av. Jequitinhonha ao lado leste da Rua Sá e Souza)
⏰ 19h
📍 Edifício Studio Pigalle (Rua Cônego Romeu, 127)
20 de setembro
📌 Reunião Quadrante 3 (moradores, síndicos e comerciantes do lado oeste da Rua Sá e Souza até o canal de Setúbal)
⏰ 19h
📍 Garage MPower  (Rua Cônego Romeu, 350)
22 de setembro
📌 Encontro de Boas Práticas Comunitárias
⏰ 14h
📍 Igreja Presbiteriana Nossa Casa (Rua Rio Azul, 166)
25 de setembro
📌 Reunião do Quadrante 4 (moradores, comerciantes e síndicos do lado oeste do Canal de Setúbal, até a Rua Waldemar Nery)
⏰ 19h
📍 Igreja Adventista do 7º Dia (Rua Copacabana, 250)
26 de setembro
📌 Curso dos Porteiros de Setúbal
⏰ Turma 1: 09h e Turma 2: 17h
📍 Auditório do 19º BPM

💰 Inscrições Abertas, e Gratuitas

27 de setembro
📌 Reunião do Quadrante 5 (moradores, síndicos e comerciantes da Rua Waldemar Nery ao Aeroporto)
⏰ 19h
📍 Edifício Tocantins (Rua Sideral, 680)