Por Suzana Souza, do PorAqui
Pensando no conceito de slow design, que promove um consumo mais consciente e responsável, o PorAqui inicia nesta segunda-feira (10) a série Mulheres que Empreendem com as Mãos. Durante três dias, vamos mostrar a história de mulheres que fazem seus produtos artesanalmente e criaram sua própria marca.
Essas moradoras do bairro incentivam o comércio local e o conceito de consumo consciente, em que o consumidor sabe de onde vem o produto que está adquirindo e quem o fez e, assim, valoriza mais o objeto.
Neste primeiro dia da série, apresentamos o trabalho de Alice Shamá, cuja marca leva seu nome (foto de capa).
Conhece outra iniciativa desse tipo? Compartilha com a gente: setubal@poraqui.news ou (81) 98173-9108 (WhatsApp).
O que ciência política tem a ver com artesanato em couro? Alice Shamá, cientista política e artesã, conseguiu unir bem as duas coisas. Moradora de Setúbal e mestranda em Ciência Política pela UFPE, ela sempre gostou de trabalhar com costura e, depois de um intercâmbio na Espanha, aprendeu a arte do corte e da costura no couro.
"Fiz um intercâmbio pra estudar minha área, mas conheci uma artesã francesa e nos tornamos amigas. Ela me ensinou os procedimentos básicos e me apaixonei pelo couro", conta Alice. De volta a Setúbal, se especializou e criou sua marca. Seus produtos são bolsas, pulseiras, carteiras e até capas de livro. Tudo, claro, em couro.
"Tenho uma preocupação com a sustentabilidade do negócio. O processo químico do couro pode ser muito agressivo ao meio ambiente, por isso procuro fornecedores do material que tenham processos alternativos", explica. Alice gosta de gosta de viajar e conhecer o local onde sua matéria prima é fabricada. "Já comprei em Caruaru, Fortaleza e agora vou encomendar de Petrolina".
A fabricação de uma peça geralmente leva entre um e dois dias: "Costumo trabalhar entre 6h e 8h por dia no mesmo produto, é bastante trabalhoso, mas o resultado é muito gratificante".
Os produtos de Alice são feitos sob encomenda, e os valores variam de R$ 35, um duo de pulseira de couro, até R$ 300, uma bolsa modelo Olga. Alice também gosta de criar com o cliente, então, se você tiver alguma ideia de bolsa, pasta ou artigo mirabolante envolvendo couro, fala com ela!
Alice Shamá | alice.shama@gmail.com
O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.
Para baixar o aplicativo: Android e iOS
Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)
Pingback: 5 coisas que só quem é de Setúbal entende | Setúbal
Pingback: Namorados: 3 opções de presentinhos que incentivam o comércio de Setúbal | Setúbal
Pingback: A Meninas dos Olhos de Setúbal e uma história de amor por linhas, tecidos e agulhas | Setúbal