Por Suzana Souza, do PorAqui

No segundo dia da série Mulheres que Empreendem com as Mãos, o PorAqui traz a história de Jacqueline Pomme, criadora da marca Pomme Papel.

A série traz três moradoras de Setúbal que fazem seus produtos artesanalmente e pensam o mundo de uma forma mais consciente e com um consumo mais responsável. A primeira matéria da série foi com a artesã em couro Alice Shamá.

Conhece outra iniciativa desse tipo? Compartilha com a gente: setubal@poraqui.news ou (81) 98173-9108 (WhatsApp).   

Jacqueline Pomme é cientista social e moradora do bairro desde criança. Aqui cresceu, se criou e agora tenta espalhar suas raízes por meio da arte. "Passei por um momento difícil em 2015 e percebi uma válvula de escape nas atividades manuais". 

A moradora aprendeu a técnica da encadernação de livros e apostou no negócio no início de 2016. A marca criada por ela, a Pomme Papel, conta hoje com clientes fiéis e é sempre figura registrada nas feiras de artes do bairro. 

"A maioria das minhas encomendas são pra Zona Norte do Recife.  Queria ampliar meu público na Zona Sul, perto de casa. Acho que a gente tem que fortalecer o empreendedorismo no bairro. Fazer com que as pessoas entendam que o trabalho feito por um pequeno empreendedor é tão bom quanto, se não melhor, do que o feito pela grande indústria. É mostrar pro consumidor que valemos a pena."

A preocupação com o meio ambiente é uma das características da marca. Os papéis são de reflorestamento. "A estimativa é que um caderno desse se decomponha em um ou dois anos. Procuro usar materiais sustentáveis em todo o processo", afirma.

Os valores variam de R$ 10, o caderno kraft, até R$ 38, o caderno de capa dura modelo grande. Os caderninhos podem ser personalizados de acordo com a escolha do cliente. É possível escolher capa, tipo de papel, gramatura e adicionar as iniciais no verso do caderno. Quem tiver mais ideias de personalização também pode falar com a Jacque. Ela adora criar com o cliente.  

Pomme Papel | (81) 99961-9525


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)