Em tempos em que toda expressão artística é sinal de resistência, o PorAqui quer dar visibilidade às artes legítimas do bairro, que nascem e se criam aqui. Diante de toda a polêmica envolvendo a volta do Teatro do Parque e as políticas públicas de manutenção das artes cênicas no Recife, trazemos hoje (24) e amanhã (25) a história de dois nomes do teatro pernambucano: um já consagrado e o outro ainda em formação.

Então senta aí, lê a história desse povo bonito e sente orgulho do seu bairro!

Conhece mais artistas aqui do bairro de Setúbal que merecem visibilidade? Conta pra gente nos comentários ou no e-mail setubal@poraqui.news. Somos uma plataforma colaborativa.

LEIA TAMBÉM:

Projeto Hoje Tem Espetáculo em segunda temporada no Luiz Mendonça

Exposição sobre meninas vítimas do holocausto na Galeria Janete Costa

foto: acervo pessoal/ Lua Rabelo

Sabe quando a paixão pela arte já vem do berço? Foi isso que aconteceu com Lua Rabelo, moradora de Setúbal desde pequenininha e atriz em formação. Lua é filha de uma mulher não menos incrível, Lu Rabello, e segue os caminhos da mãe no multitalento: é atriz, ilustradora e tatuadora.

A atriz está em formação profissional no Sesc Piedade, no curso de formação em artes cênicas e tem uma relação intensa com o teatro desde pequena, mas conta que só no ano passado decidiu encarar isso como algo sério: “Demorei um pouco pra me conectar com o teatro por pura vergonha. Não tinha coragem de admitir que queria seguir esse caminho, até porque é um confronto muito grande com você mesmo. No teatro você aprende a expressar aquilo de mais profundo que há em você”.

Agora a atriz se prepara para apresentar sua primeira grande peça que deve ser montada até o fim do ano e se divide entre a faculdade de Design na UFPE, o estúdio de tatuagem e o novo ofício de atuar. “Me encontrar no teatro foi algo para além de uma nova profissão: foi me sentir realmente parte de algo pela primeira vez na minha vida. O teatro muda a vida da gente”.

Virada Cultura do Teatro do Parque

foto: Edmar Melo/JC Imagem

Não é aqui no nosso bairro de Setúbal, mas vale a pena mencionar: vai rolar a Virada Cultural do Teatro do Parque neste final de semana. Entre as 10h e 22h do sábado (26), serão realizadas diversas atividades culturais em prol da reabertura do teatro. O evento no facebook já conta com mais de 2 mil e 300 confirmados.

O teatro completa hoje (24) 102 anos de inauguração e está há sete anos de portas fechadas, abandonado pela Prefeitura do Recife. Aproveita e se liga na estação do PorAqui Recife Antigo e Centro e fica por dentro de todas as novidades.