Do JC Trânsito com colaboração de Daniel Uchôa

Pessoas que trafegam pelas ruas Major Armando de Souza Melo, Doutor Luiz Inácio Pessoa de Melo, Visconde de Jequitinhonha e Engenheiro Zael Diógenes, em Setúbal, devem ficar atentas às alterações no trânsito da área a partir desta segunda-feira (13).

O motivo é uma obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que irá interditar parcialmente as vias. A previsão para o término das obras é o dia 13 de julho. No local, serão substituídos 560 metros de tubulação de esgoto, de um metro de profundidade.

Para evitar maiores interferências no trânsito, o serviço será realizado próximo ao meio-fio, mas alguns desvios serão feitos nas ruas. A obra faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental.

Mobilização

Através do Coletivo Setúbal, moradores do bairro estão se mobilizando para assegurar garantias do engenheiro responsável pela obra do que efetivamente será feito no local e como as vias serão entregues ao final do trabalho.

“Vamos fotografar tudo, do início ao fim. Assim que for identificado o início da obra, vamos marcar presença no local”, avisa Daniel Uchôa, sociólogo, empreendedor no bairro e membro do coletivo.

A ideia não é impedir a obra, deixa claro. Mas, sim, criar uma cultura de comunicação efetiva e permanente junto à população desses e de outros serviços públicos feitos em Setúbal. “Queremos participar e saber quais são as prioridades, queremos interferir nesse processo, que, até então, era de uma única via”, frisa, em nome do grupo.

E aí, já notou alguma mudança no bairro por causa da obra? Deixe seu comentário nesta matéria, ele é importante para que, juntos, monitoremos a situação.

Quer sugerir pautas ou ser colaborador(a) de Setúbal? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Sistema transborda e alaga Rua Dr. Luiz Inácio Pessoa de Melo