Por Suzana Souza, do PorAqui

Na mesma semana em que o PorAqui mostrou que a Prefeitura não cumpriu os prazos para a construção do ParCão do Lindu, Melissa Pontes, uma das idealizadoras do ParCão Santana e militante da causa animal, vem mostrar aos moradores que dá para fazer algo pelos bichinhos com as próprias mãos.

Melissa articulou o projeto do ParCão Santana, ajuda no projeto do ParCão Lindu e é uma das idealizadoras do projeto Recife é o Bicho, que pretende atuar em todo o Recife e Região Metropolitana e promover o fim do abandono de animais. Entre as ações do projeto, estão a castração de animais, educação de crianças em escolas, a respeito dos direitos dos animais e soluções criativas e inovadoras para os problemas de saúde pública do Recife. 

Uma das grandes vontades de Melissa é conseguir levar o projeto para as escolas públicas do Recife, com palestras sobre o meio ambiente e a relação com os animais. 

"Precisamos entender que somente com um equilíbrio entre o meio ambiente, os animais e o homem, teremos uma vida saudável. Podemos referenciar isso trazendo o conceito de saúde única".

Tudo começou quando Melissa encontrou um projeto parecido em Amsterdã, na Holanda. A estudante foi até lá, conheceu o projeto que conseguiu acabar com os cães de rua da cidade e voltou para Recife cheia de ideias. "Nosso projeto não é imediatista. A gente pensa a longo prazo a relação da cidade com os animais".   

Melissa agora convoca os moradores do bairro que tiverem interesse em ajudar e participar do projeto. "Não é necessário contribuir só com dinheiro, a gente quer pessoas engajadas que acreditem no que estamos lutando. Se alguém pode ajudar dando banho num bichinho, pode vir com a gente. Queremos pessoas".

Outro foco do projeto é conseguir formar uma rede de conexões entre ONGs e pessoas que já estejam fazendo algo "Temos ciência de que as ações promovidas por nós ainda não são suficientes para solucionar o problema. Precisamos de mais ações engajadas e coordenadas, mais alcance de atuação, mais parceiros e mais voluntários. Tudo isso só será possível com o envolvimento da sociedade inteira". 

O projeto já promove mensalmente um bazar no Paço Pet Day, no Paço Alfândega, no bairro do Recife. O valor arrecadado é utilizado em castrações de animais. O próximo será dia 2 de abril, a partir das 14h. 

Quem quiser participar do projeto e trazer mais ações para o bairro, é só entrar em contato pelo e-mail recifeeobicho@gmail.com ou pela página do Recife é o Bicho no Facebook


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)