Setúbal foi o bairro escolhido para dar início ao mais novo projeto de inovação do SJCC, o PorAqui, uma plataforma colaborativa de notícias hiperlocalizadas, uma parceria com a startup recifense XARX. Para marcar o lançamento oficial, o PorAqui participou do evento Setúbal Bebe Local, que reuniu no bairro cerca de 15 marcas de cerveja artesanal, todas pernambucanas, além de food trucks e música ao vivo. A organização do evento já está preparando para fazer a segunda edição, em julho.

“A chegada do PorAqui casa bem com a proposta que estamos vivendo em Setúbal, de reunir as pessoas, de vivenciar o bairro. Acredito que será uma ferramenta inovadora, que foge do tradicional, para fortalecer ainda mais essa ideia de união, pois muitas vezes falta um meio de comunicação que seja agregador”, avalia Daniel Uchôa, sociólogo, membro de Coletivo de moradores Setúbal e proprietário do food truck Malabar Pastel.

Um dos colaboradores do PorAqui, ele é um dos grandes responsáveis pela organização dos eventos de rua que quase todos os fins de semana tomam conta do bairro, com música, literatura, programação infantil e gastronomia.



A tecnologia do PorAqui é a plataforma TRIX (trix.rocks), desenvolvida e operada pela XARX (xarx.co), startup do Porto Digital que tem Sílvio Meira como mentor e a IKEWAI como investidora. O foco do PorAqui é empoderar pessoas e compartilhar histórias. Profissionais do JC vão produzir notícias em colaboração com moradores dos bairros, sem perder a credibilidade.

Quer sugerir pautas e ser colaborador(a) de Setúbal? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.