Depois de muita insistência e luta dos moradores, finalmente a obra do ParCão do Parque Dona Lindu terá início. Nesta segunda (8), às 19h, no próprio parque, será assinada a ordem de serviço para a instalação do local, com presença do  prefeito Geraldo Julio e o vereador Wanderson Florêncio.

Especialmente adaptado para nossos amiguinhos de quatro patas, o Parcão é pauta nos pedidos dos moradores de Setúbal, Zona Sul do Recife, desde meados de 2016.

Descontentes com a subutilização do espaço, os moradores sentiram a necessidade de um espaço especial voltado para os cães. Além disso, a Emlurb, órgão responsável pela manutenção e regulamentação do parque, proíbe da circulação de animais.

Versão do Pré-Projeto do ParCão Lindu feito por um morador do bairro (projeto: Erick Jones Rocha/arquiteto CAU: 171724-3)

Abaixo-assinado

Em agosto de 2016, o Prefeito do Recife, Geraldo Julio, chegou a visitar o local e afirmar que seria executado o projeto. Na época, os moradores entregaram à prefeitura um abaixo-assinado com mais de 30 mil assinaturas. Além disso, os moradores bolaram coletivamente o pré-projeto do espaço.

O primeiro prazo dado aos moradores foi setembro de 2017. Segundo a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, responsável pela implementação do espaço, a licitação para contratação de uma empresa para as obras foi lançada na época e a segunda previsão era de que até o fim de 2017 o espaço seria construído.

Agora, com a empresa responsável pela construção do espaço já definida, a ordem de serviço será assinada e a partir disso será dado início às obras. A nova previsão de inauguração será divulgada na segunda (8).

ParCão Parque da Jaqueira (foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Demora

A elaboração do projeto foi feita em parceria entre moradores do bairro, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife e a Prefeitura da Cidade. Entre a primeira iniciativa até hoje foram pouco mais de 18 meses de negociação.

Nesse meio tempo, entre as discussões e preparações para o projeto, outro local foi inaugurado e deixou Setúbal na espera: o ParCão do Parque da Jaqueira. O ParCão do Lindu será construído nos mesmos moldes dos já existentes ParCão do Parque de Santana e do Parque da Jaqueira.

Assinatura da Ordem de Serviços do ParCão
? Parque Dona Lindu
? 8 de janeiro (segunda-feira)
⏰ 19h
? Aberto ao público