O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil. Corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Neste mês, o PorAqui ficará rosa para apoiar a campanha Outubro Rosa, que anualmente estimula a detecção precoce da doença e a conscientização da população. Neste ano, a ação tem como tema Câncer de mama: vamos falar sobre isso?.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil (2.550 deles em Pernambuco). Para mudar esse cenário, o movimento Outubro Rosa deste ano compartilha um recado valioso: alimentação saudável e prática de atividade física regularmente são fundamentais para deter o câncer de mama, cujas chances de cura chegam a 90% com o diagnóstico precoce.

Diagnóstico – Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br ou (81) 3413.6543

LEIA TAMBÉM

Dona Lindu recebe programação esportiva gratuita em celebração ao Outubro Rosa