No 7º programa na TV JC, o PorAqui recebeu Adriane Morais Sales, do projeto Becos de Arte, do bairro Arthur Lundgren I, município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. Graduanda em arquitetura, ela idealizou a ação comunitária de revitalização de ruas n lugar onde mora. A ideia nasceu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e foi crescendo, envolvendo os vizinhos. Juntos, eles colocaram a mão na massa e estão construindo espaços de lazer, convivência e jardins onde antes só havia entulhos e lixo.

Foram três meses de trabalho coletivo, envolvendo mutirões de limpeza, aterro, organização, colocação de mudas, pneus. "Estamos ocupando o espaço com festas do bairro. Mais para frente, vamos começar a chamar voluntários para fazermos oficinas de conscientização e preservação, conversas com a população, para que o local seja produtivo", comenta Adriane.

PorAqui – O PorAqui é o aplicativo colaborativo de notícias de bairro do Sistema Jornal do Commercio, uma parceria com a XARX, empresa situada no Porto Digital, no Bairro do Recife. O PorAqui começou por Setúbal, na Zona Sul da cidade. Enquanto preparamos a expansão para outros bairros, resolvemos compartilhar iniciativas civis espalhadas pelo Grande Recife no programa PorAqui na TV JC, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h30, no Facebook do Portal NE10. Queremos compartilhar histórias e cases para inspirar as pessoas na busca por um local melhor para morar e trabalhar.

Conhece ou faz parte de iniciativas civis para melhorar algum bairro, seja na área de segurança, diversão, serviços, etc.? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

ASSISTA TAMBÉM

PorAqui na TVJC #6: Coletivo Tururu, do Janga, fala sobre projetos de comunicação e de combate à violência

PorAqui na TVJC #5: conheça o trabalho dos moradores das Graças para preservar o Rio Capibaribe e ocupar as ruas

PorAqui na TV JC #4: conheça a Biblioteca Comunitária do Poço da Panela

PorAqui na TV JC #3: como fazer hortas urbanas, com o Casa Amarela Saudável e Sustentável

PorAqui na TV JC #2 Eu Morador de Olinda

Confira na íntegra a estreia do PorAqui na TV JC, com o Coletivo Setúbal