No 5º programa do PorAqui na TV JC, no Facebook do NE10, recebemos na redação duas representantes da Associação Por Amor às Graças, na Zona Norte da cidade: a bibliotecária e escritora Lúcia Moura e a designer, artista e instagrammer Isabela Faria, do projeto Da Janela do Meu Ônibus. Elas compartilharam a experiência de diálogo com o bairro e a prefeitura para pensar a ocupação no entorno do Rio Capibaribe e a vivência das ruas. 

A associação teve papel fundamental na mudança do desenho do projeto urbano para ligar as pontes da Capunga e da Torre, margeando o Capibaribe. Em vez de quatro faixar de rolamento para veículos, de uma ponte a outra, o desenho agora contempla uma faixa para carros compartilhada com bikes, em dois trechos da beira-rio, além de um pier flutuante, mirantes e passarelas. 

Para chamar a atenção do bairro e do poder público, a Associação Por Amor às Graças também tem promovido um café da manhã na rua, a cada terceiro domingo do mês, para debater a questão da violência e da ocupação das vias. 

Confira o bate-papo na íntegra apertando play no vídeo que abre esta matéria.

PorAqui na TV JC – Enquanto preparamos nossa expansão para outros bairros, resolvemos compartilhar iniciativas civis espalhadas pelo Grande Recife, no programa PorAqui na TV JC, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h30, no Facebook do Portal NE10. Queremos compartilhar histórias e cases para inspirar as pessoas na busca por um local melhor para morar e trabalhar.

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br ou (81) 3413.6543

ASSISTA TAMBÉM

PorAqui na TV JC #4: conheça a Biblioteca Comunitária do Poço da Panela

PorAqui na TV JC #3: como fazer hortas urbanas, com o Casa Amarela Saudável e Sustentável

PorAqui na TV JC #2 Eu Morador de Olinda

Confira na íntegra a estreia do PorAqui na TV JC, com o Coletivo Setúbal